1 Ir para o conteúdo

LOGO PROJETO ECUTAR PARA INCLUIR 02d35


Acesse o Projeto Escutar para Incluir no Banco Nacional de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público


Objetivo geral

O Projeto Escutar para Incluir, desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (Nupia/MPAM), em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) e com as 42ª e 56ª Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo promover a solução consensual de conflitos por meio da mediação extrajudicial transformativa, assegurando acolhimento, inclusão e acesso à justiça para pessoas idosas e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade ou risco.


Objetivos específicos

  • Fortalecer a atuação resolutiva do Ministério Público do Amazonas por meio da mediação extrajudicial e de práticas autocompositivas.
  • Promover a solução consensual de conflitos envolvendo pessoas idosas e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade ou risco.
  • Transformar conflitos em oportunidades de diálogo, fortalecimento de vínculos e construção conjunta de soluções.
  • Estimular o protagonismo das partes envolvidas, incentivando sua participação ativa na construção de acordos e na resolução dos conflitos.
  • Garantir acolhimento, proteção e acesso à justiça às pessoas idosas e às pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
  • Orientar familiares e responsáveis sobre seus deveres legais e a importância da proteção e do cuidado com as pessoas idosas e com deficiência.
  • Priorizar a resolução consensual dos conflitos, reduzindo a judicialização dos casos e promovendo soluções mais céleres, humanizadas e eficazes.
  • Proporcionar um ambiente seguro, imparcial e acolhedor para o diálogo, permitindo que as partes expressem suas necessidades e construam soluções de forma colaborativa.
  • Fortalecer os vínculos familiares e comunitários, contribuindo para a prevenção de conflitos e para a promoção da convivência respeitosa e da inclusão social.

ALINHAMENTO AO PLANO ESTRATÉGICO

Objetivo Estratégico: Atuar com eficiência na busca da resolutividade.

Estratégia: Adotar o modelo de Ministério Público Resolutivo.

Iniciativa Estratégica: Elaborar e implantar planos de atuação, com indicadores e metas de resolutividade nas promotorias, procuradorias e coordenadorias.


UNIDADES ENVOLVIDAS

  • Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas – NUPiA-MPAM
  • Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público – CAO-PDC
  • 42ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência
  • 56ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência
  • Faculdade La Salle, mediante Acordo de Cooperação Técnica

FLUXOGRAMA


WhatsApp_Image_2024-07-24_at_13.27.46_13e49_1a648.jpg


 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Av. Cel. Teixeira, 7995, Bairro: Nova Esperança - Manaus/AM, CEP 69037-000

Contato: (92) 3655-5100 | Atendimento ao público: das 08h às 14h | Protocolo: das 08h às 17h

© 2026 MPAM. Todos os direitos reservados.