Projeto Acolhendo Vozes
OBJETIVO GERAL
O Projeto Acolhendo Vozes objetiva aplicar Práticas Restaurativas a grupos de vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher, inspirando-as a desenvolver/resgatar a autoestima, o empoderamento, o autocuidado, a autonomia e a independência.
O Projeto Acolhendo Vozes abarcará, ainda, o encaminhamento de vítimas à rede de apoio e/ou proteção, sempre que necessário, de comum acordo com interessada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar espaços seguros de escuta e fala onde as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possam compartilhar suas experiências sem julgamentos e em sigilo.
Desenvolver práticas restaurativas que auxiliem as mulheres a resgatar sua identidade, autoconfiança e autonomia.
Promover o senso de pertencimento e rede de apoio por meio da solidariedade entre as participantes, criando laços de apoio mútuo que possam se manter após a conclusão do projeto.
Oferecer informações sobre direitos, recursos disponíveis e mecanismos legais de enfrentamento à violência doméstica.
Estimular a ressignificação da experiência de violência auxiliando as mulheres a darem um novo significado as suas vivências e reduzirem impactos traumáticos.
Incentivar à autonomia e a projetos de vida sem submissão à violência, apoiando a inserção da mulher vítima de violência doméstica no mercado de trabalho, educação ou outras atividades que fortaleçam sua independência.
Capacitar facilitadores em justiça restaurativa e profissionais para a condução dos encontros, garantindo uma abordagem humanizada e respeitosa.
Monitorar os impactos do projeto por meio da avaliação de resultados, mensurando os efeitos das práticas restaurativa nas participantes.
Envolver a comunidade local na promoção de uma cultura de paz, de prevenção e não-violência;
Disponibilizar rede de apoio às vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher.
ALINHAMENTO AO PLANO ESTRATÉGICO
Objetivo Estratégico: Promover a redução da criminalidade violenta.
Estratégia: Estimular a atuação extrajudicial e proativa nas promotorias criminais.
Iniciativa Estratégica: Elaborar e implementar programa para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Para mais informações, entre em contato com o Nupa-MPAM: (92) 3655-0676 / 3655-0677