- Você está aqui:
- Home >
- Gestão de Pessoas >
- Projetos
- Inicial
- Acesso Rápido
- Servidor
- Estagiário
- Projetos
- Publicações
- Legislação de RH
- Saúde e Qualidade de Vida
- Contato
Projetos
A Procuradoria-Geral de Justiça – PGJ/AM vem adotando diversas inovações na área de Gestão de Pessoas, tendo como eixo estratégico a valorização do capital humano como condição fundamental para a verdadeira transformação organizacional. Por este motivo, listamos a seguir os principais projetos que visam incentivar o nosso ativo mais importante: as pessoas!
PROJETOS CONCLUÍDOS
1. Prorrogação da Licença-Paternidade para Membros e Servidores
A PGJ, amparada pela Recomendação CNMP nº. 38/2016, decidiu prorrogar a licença-paternidade em 5 (cinco) dias, além dos 15 (quinze) já previstos pela Lei Estadual nº. 3.557/2010, perfazendo um total de 20 (vinte) dias consecutivos, a contar do nascimento da criança. Tal iniciativa resultou na edição do Ato PGJ nº. 039/2018.
2. Servidora Mãe Nutriz
O Ministério Público do Estado do Amazonas lançou o projeto “Servidora Mãe Nutriz”, por meio do Ato PGJ nº. 075/2018, com objetivo de incentivar o aleitamento materno e promover uma melhor integração entre a mãe e a criança, mesmo depois de encerrada a licença-maternidade.
Por meio deste projeto, a servidora possui direito à carga horária reduzida para 04 (quatro) horas diárias até a criança completar 02 (dois) anos de idade.
Saiba mais: PGJ lança Projeto "Servidora Mãe Nutriz".
Disponível em https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/10843-pgj-lanca-projeto-servidora-mae-nutriz#.XoofeIhKjIU
Saiba mais: Projeto Mãe Nutriz beneficia servidoras do MPAM com redução da jornada de trabalho.
Saiba mais: Agosto Dourado tem incentivo ao aleitamento materno no MPAM.
Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-portal/mural-de-noticias/12199-agosto-dourado-tem-incentivo-ao-aleitamento-materno-no-mpam
3. Reajuste da Bolsa-Auxílio e do Auxílio-Transporte dos Estagiários
Por meio do Ato PGJ nº. 56/2018, os estagiários de nível superior passaram a receber R$ 1.000,00 (mil reais). Os estagiários de nível médio, por sua vez, tiveram sua bolsa fixada em R$ 800,00 (oitocentos reais). Esta iniciativa teve por objetivo aumentar a atratividade do Programa de Estágio do MPAM, facilitando o processo de recrutamento e seleção de estagiários, além de contribuir para a redução da rotatividade dos estudantes.
Saiba mais: PGJ reajusta o valor da bolsa-auxílio e do auxílio-transporte pagos aos estagiários.
4. Digitalização das Pastas Funcionais
A Divisão de Recursos Humanos – DRH possuía um arquivo setorial composto por 38 (trinta e oito) armários gaveteiros, que guardavam cerca de 2.500 pastas funcionais. Diante deste cenário, a DRH apresentou o Projeto “Digitalização das Pastas Funcionais de Membros e Servidores”, o qual foi aprovado pela Administração Superior. Após 15 (quinze) meses de trabalhos intensos, a DRH anunciou a conclusão do projeto com a digitalização de meio milhão folhas de papel. Os arquivos digitais foram disponibilizados no perfil de cada membro/servidor no Sistema GEP.
Os benefícios deste projeto foram os seguintes:
- Para o setor de RH: acesso rápido às informações, mudança do layout físico do setor (a sala de arquivos transformou-se num espaço de instrução de processos), bem como o armazenamento de acordo com as normas arquivísticas, zelando pela segurança e preservação do acervo documental.
- Para o membro/servidor: acesso aos documentos digitalizados via internet pelo Sistema GEP / Possibilidade de consulta às informações sem a necessidade de comparecimento físico ao setor de RH.
Saiba mais: DRH inicia digitalização das pastas funcionais de membros e servidores.
Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/10714-drh-inicia-digitalizacao-das-pastas-funcionais-de-membros-e-servidores#.XoojwohKjIU
Saiba mais: Projeto de Digitalização atinge 80% das pastas funcionais dos servidores do MPAM.
Saiba mais: MPAM digitaliza documentos e elimina movimentação de papel em ação ecologicamente correta.
5. Realização de workshops com a equipe
A DRH promove reuniões com os servidores que compõem sua equipe a fim de avaliar as ações realizadas, identificar pontos de melhoria e buscar soluções inovadoras que possam facilitar o trabalho da unidade e o atendimento das necessidades do público interno (membros, servidores e estagiários).
Saiba mais: Servidores do MPAM participam de workshop interno de autoavaliação das atividades desenvolvidas em 2018.
6. Implantação das Anotações Funcionais no Sistema GEP
Os assentamentos funcionais de membros e servidores eram mantidos em arquivos de texto na rede interna do setor, o que gerava inúmeras dificuldades de acesso às informações. Todavia, ao identificar esta limitação, as equipes de RH e TI trabalharam em conjunto para disponibilizar tais anotações no Sistema GEP, de modo totalmente integrado às publicações do Diário Oficial do Ministério Público – DOMPE. Atualmente, as anotações estão em ambiente web, permitindo aos usuários o acesso em tempo real dos seus assentamentos funcionais e com possibilidade de download em formato PDF.
7. Implantação do Sistema Consigweb
A Seção de Folha de Pagamento – SFP realizou um intenso trabalho junto à PRODAM para conferir maior agilidade no procedimento de declaração de margem consignável. Neste sentido, a unidade implantou o Sistema Consigweb, por meio do qual as instituições conveniadas terão acesso automático aos valores das margens, sem a necessidade de formular pedidos no Sistema SEI. Esta iniciativa permitiu maior eficácia e segurança das informações de membros e servidores.
PROJETOS EM ANDAMENTO
1. Utilização do aplicativo Whatsapp Business
Dada a grande interação diária do RH com o público interno (membros, servidores e estagiários), a unidade decidiu adotar o aplicativo Whatsapp Business como canal oficial de atendimento do setor.
Verificou-se que o atendimento telefônico traz consigo algumas dificuldades, tais como: baixa qualidade das ligações telefônicas dos municípios do interior, maior tempo gasto no atendimento e, principalmente, grande número de interrupções em situações de baixa complexidade.
Desta forma, a DRH disponibilizou o número (92) 3655-0735 para atendimento via Whatsapp de membros, servidores e estagiários.
Além disso, a DRH vem incrementando a quantidade de contatos telefônicos cadastrados, organizando o seu público em listas de transmissão. Tal ferramenta permite uma comunicação diária massiva, compartilhando orientações sobre procedimentos, ofertas de cursos e notícias institucionais.
2. Portal de Gestão de Pessoas
O objetivo do Portal de Gestão de Pessoas é disponibilizar informações de pessoal, procedimentos, atos normativos e respostas às dúvidas frequentes em página específica. Além disso, o espaço virtual contará com links úteis, publicações relacionadas à gestão de pessoas e descrição dos projetos desenvolvidos no âmbito institucional.
3. AtualizaRH
Este projeto tem como objetivo a realização de um censo de atualização cadastral de membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado do Amazonas, de modo a construir uma base de dados fiel e confiável para a implantação do eSocial, além de oportunizar o mapeamento de perfis e a elaboração de relatórios gerenciais que possam subsidiar o processo decisório dos gestores institucionais.
PROJETOS FUTUROS
1. Teletrabalho
2. Inclusão dos Pedidos de Férias e de Licença Especial dos Membros no Sistema GEP.
3. Utilização do Sistema SISPREV/AMAZONPREV para instrução dos processos e de simulações de aposentadoria.
4. Implantação de um novo Sistema de Controle de Frequência de Servidores e Estagiários
Anexos
PROJETO DE DIGITALIZAÇÃO DAS PASTAS FUNCIONAIS DE MEMBROS E SERVIDORES.pdf