Plano Estratégico do MP-AM começa a ser traçado na próxima semana

foto 15


O Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) entra em sua quarta etapa, na próxima semana, com a realização do workshop Formulação da Estratégia, nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2017. O evento é o nono dos doze workshops previstos e dá início à elaboração do Plano Estratégico do órgão ministerial para os próximos dez anos, com a definição preliminar dos objetivos e elaboração das respectivas estratégias para concretizá-las. Plano Estratégico é o documento formal que consolida as informações, atividades e decisões efetuadas ao longo do processo de Planejamento Estratégico.

Segundo o consultor da Brainstorming, Fernando Leme, o diferencial do Método Grumbach – utilizado no Planejamento Estratégico do MP-AM – a formulação dos objetivos, de forma alinhada ao diagnóstico e estudo do cenário, garante maior efetividade ao planejamento. “Quando os objetivos e ações são definidos antes, sem verificação das condições de funcionamento da instituição e do cenário onde ela atua, corre-se o risco de estabelecer objetivos inalcançáveis que não vamos conseguir alcançar porque não tem nada a ver com a realidade, ou vão em direção diametralmente oposta ao futuro”, explica o consultor.

Definidos os objetivos, o sistema da Brainstorming Assessoria de planejamento e Informática faz o alinhamento das medidas apresentadas ao longo de todo o processo de planejamento, sintetizando-as e agrupando-as por áreas de interesse. Foram apresentadas mais de mil medidas, que vão ser sintetizadas em forma de projetos voltados para as áreas meio e fim do órgão ministerial. As medidas visam preparar o MP-AM para cenário futuro, no horizonte dos próximos dez anos. “Todas as medidas serão aproveitadas. O sistema trabalha com todas as medidas lançadas. Estabelecidos os objetivos, vamos verificar se ele foi contemplado no trabalho de apresentação de medidas, e caso, tenha sido, haverá aderência entre medidas, objetivos, diagnóstico e estudo de cenários’, destacou Leme.