MP-AM inicia Planejamento Estratégico com participação efetiva de Membros e servidores

20170123 171009

O Ministério Público do Estado do Amazonas deu início à implantação de um novo modelo de gestão, conforme preceitua a Resolução nº 147, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visando a melhoria dos serviços prestados pelo órgão ministerial à sociedade amazonense. O contrato firmado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas com a Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, no dia 23 de janeiro de 2017, marca o início de uma nova fase no MP-AM, com o uso da tecnologia de gestão para o planejamento estratégico de suas ações internas e junto à sociedade.

Participação de Membros e servidores no processo

A medida se alinha às diretrizes do CNMP quanto à defesa dos direitos fundamentais, a transformação social, a indução de políticas públicas e a diminuição da criminalidade e da corrupção e, essencialmente, busca garantir a melhoria de resultados, a melhoria dos serviços prestados à população. Segundo a Subprocuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, o Ministério Público do Amazonas está vivendo um momento singular em toda a história, já que, nunca antes, o coletivo institucional foi chamado a pensar, voltar o seu olhar para o presente e o futuro da instituição para os próximos cinco anos.

“Nesse momento é fundamental a participação de todos. O processo já se iniciou e, com o envolvimento de todos, vamos fazer um diagnóstico da nossa instituição que reflita a realidade de cada setor, cada seção, diretoria, e que retrate o que pensam os membros e servidores acerca do MP-AM. É preciso focar nas nossas singularidades, sem qualquer temor. Temos de refletir sobre os problemas que enfrentamos no dia a dia, na execução das nossas ações ministeriais, apontar esses problemas para estabelecer metas de solução para isso. Para que o planejamento seja um sucesso, o envolvimento de todos, servidores e membros, é fundamental”, declarou a Subprocuradora-Geral.

O processo de planejamento tem caráter essencialmente participativo. A constituição de equipes para a realização de tarefas específicas, como o Grupo de Controle ou Núcleo de Sistematização por exemplo, não impede a manifestação dos demais quanto à identificação dos pontos fortes e fracos da instituição, nos processos onde atuam. Todos são chamados a opinar. Para isso, basta entrar em contato com a Diretoria de Planejamento do Ministério Público do Estado do Amazonas, pelo telefone (92) 3655-0738 ou pelo e-mail marlonbernardo@mpam.mp.br.

Planejamento

Imediatamente após a assinatura do contrato, teve início o processo de implementação do Planejamento Estratégico no MP-AM, com a definição de um cronograma de ações e eventos necessários à elaboração do Plano Estratégico. A metodologia proposta para o MP-AM – Método Grumbach – foi desenvolvido pela Brainstorming e vem sendo aplicada em organizações públicas e privadas, de grande porte, com alto grau de complexidade, no Brasil e no exterior, nos últimos vinte anos.

Sem título-3

O planejamento será realizado no prazo de seis meses, com a realização de doze workshops. Por meio dessas reuniões presenciais de trabalho, consultores da Brainstorming dão assessoria e capacitam pessoal para o planejamento em si e, posteriormente, para assessoramento no processo de execução do plano. O processo inclui a identificação do sistema, diagnóstico estratégico, consolidação do diagnóstico, aplicação do método Delphi a cenários prospectivos, elaboração da visão de presente, geração de cenários prospectivos, análise de medidas, tradução da estratégia, indicadores estratégicos e execução da estratégia.

O primeiro workshop ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2017 e teve como objetivo a identificação do sistema, que serve de base para a elaboração do Diagnóstico Estratégico. O segundo workshop se encerra hoje, 9 de fevereiro de 2017. Nesta etapa, é feita a identificação dos pontos fortes e fracos do sistema, com suas respectivas causas e consequências, além da identificação das oportunidades e ameaças do ambiente, também com suas respectivas causas e impactos na atuação do órgão ministerial. O terceiro está agendado para os dias 20, 21 e 22 de fevereiro, quando será feita a consolidação do diagnóstico.