MP-AM participa de Ação Nacional do CNMP pela implementação do Planejamento Estratégico no MP

AÇÃO NACIONAL ESTRUTURANTE Planejamento estratégico2

A Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, está representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) na Ação Nacional Estruturante “Desdobramento da Resolução CNMP nº 147, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília. O evento é promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP) e tem como objetivo discutir a implementação do planejamento estratégico no MP brasileiro.


Acompanhada do diretor de orçamento e finanças, Marcos Abensur e por um representante da Diretoria de Planejamento , o agente-técnico economista Afrânio Lima, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos considerou bastante produtiva a participação do MP-AM no evento que reúne membros e servidores do MP que atuam na área do planejamento e gestão estratégica. “Estamos em processo de construção do nosso planejamento estratégico, por isso, a experiência que compartilhamos nesta Ação Nacional, comungando de algumas ideias lançadas aqui, apresentando outras com respeito à nossa realidade, se torna muito mais importante”, destacou.


Em janeiro de 2017, o MP-AM assinou contrato com a Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática para a implementação do planejamento estratégico, atendendo, exatamente, à Resolução CNMP nº 147, tema do evento. Além de detalhar as etapas de implementação da resolução, o evento também serviu para apresentar a ferramenta Radar Estratégico, desenvolvida para registar o desempenho das unidades do MP na execução de seus planos estratégicos.


Como integrante do Comitê de Representantes da Administração Superior (RAS), Leda Mara destaca os benefícios da melhoria de gestão do MP para a sociedade: “Os relatos que ouvimos acabam reforçando ideias que já temos, consolidando outras e nos apontando caminhos novos, que, porventura, ainda não identificamos. A participação neste encontro só fortalece a nossa convicção quanto aos rumos do MP-AM, que dá mais um passo na construção disso que é fundamental para o crescimento da nossa instituição que é o planejamento estratégico”.


O evento


A abertura do evento ficou a cargo de Anderson Viana Souza, membro auxiliar da CPE/CNMP. “A ideia desta Ação Nacional é reforçar o processo de implementação da Resolução CNMP nº 147. Ela é o diploma normativo que faltava sobre o tema. Foi criada para que tivéssemos um norte a seguir em relação ao planejamento estratégico das unidades e ramos do Ministério Público e do CNMP”, afirmou.


A Resolução CNMP nº 147 foi aprovada pelo Plenário do CNMP no dia 21 de junho de 2016 e dispõe sobre o planejamento estratégico nacional do Ministério Público, além de estabelecer diretrizes para o planejamento estratégico do CNMP e das unidades e ramos do MP.


Anderson Viana também falou da preocupação do CNMP de fazer com que “o desenvolvimento da atividade de planejar de forma estratégica torne-se cada vez mais concreta no Ministério Público. O planejamento não pode ser apenas uma peça de ficção. Já evoluímos bastante neste tema e queremos evoluir ainda mais”.


Também compuseram a mesa de abertura a corregedora-geral do MP/AC, Kátia Rodrigues; o membro auxiliar da CPE José Lucas da Silva Gois; o coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão (FNG) do MP, Paulo Ishikawa; o promotor de Justiça do MP/SE Alexandro Sampaio; a promotora de Justiça do MP/RS Ana Petrucci; os promotores de Justiça do MP/MG Jairo Cruz Moreira e Luciano Badini; o promotor de Justiça do MP/MT Douglas Strachini; os coordenadores de comitês do FNG Sandra Mancino, Valdemilson Taada, Evisson de Lucena, Emanuella Zappelini e Jun Matsuoka; e o assessor de planejamento da CPE Rogério Carneiro.