Sobre a Inovação no MP-Amazonas

O iMPacta Lab é o setor de inovação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), criado com a missão de impulsionar a transformação institucional por meio de soluções criativas, tecnológicas, sustentáveis e colaborativas. Estamos vinculados ao Comitê de Governança da Inovação (CGI/MPAM) — órgão estratégico responsável por traçar diretrizes, formular políticas e definir prioridades na área de inovação.

O iMPacta Lab funciona como braço executivo e operacional da política de inovação institucional, promovendo a modernização dos processos internos e o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

A inovação no MPAM tem um propósito estratégico claro: garantir que a instituição esteja preparada para enfrentar os desafios contemporâneos com eficiência, agilidade, inteligência e foco no cidadão. Para isso, foi instituída a Política Institucional de Inovação do MPAM, que estabelece uma estrutura composta por dois pilares fundamentais: o Comitê de Governança da Inovação (CGI) e o Laboratório de Inovação – iMPacta Lab.

Com base nessa estrutura, o iMPacta Lab atua em ambiente colaborativo, experimental e multidisciplinar, utilizando metodologias ágeis, design thinking, cocriação e outras práticas inovadoras para gerar valor público. Entre suas principais frentes de atuação estão:

  • Desenvolvimento de projetos inovadores voltados à melhoria da atuação ministerial, como o VitórIA (plataforma de inteligência artificial) e o DataSphere (ecossistema integrado de dados institucionais);
  • Disseminação da cultura da inovação entre membros e servidores, por meio de capacitações, oficinas, rodas de conversa e eventos temáticos;
  • Parcerias com universidades, instituições públicas, startups e o ecossistema de inovação local, promovendo a troca de conhecimento e a geração de soluções em rede;
  • Aproximação com a sociedade, por meio de iniciativas como o MP nas Escolas, que leva cidadania, tecnologia e escuta ativa para o ambiente escolar;
  • Participação em premiações e fóruns nacionais de inovação no setor público, reconhecendo e valorizando as boas práticas institucionais.

Todas as ações do iMPacta Lab estão alinhadas às deliberações do CGI/MPAM e às metas do Planejamento Estratégico Institucional, refletindo o compromisso do MPAM com a inovação permanente, a transparência e a excelência na atuação em defesa dos direitos da sociedade amazonense.

Inovar no MPAM é mais do que incorporar novas tecnologias. É transformar a forma de pensar, agir e servir ao público, com criatividade, responsabilidade e impacto positivo.

CGI MPAM iMPacta Lab ecddf

Nosso Propósito: (Visão, missão, valores)

Nosso propósito é modernizar o serviço público para devolver valores essenciais à sociedade.

Objetivos estratégicos da inovação no MPAM

Instituir a Política Institucional de Inovação do Ministério Público do Estado do Amazonas, a ser constituída por dois órgãos, o Comitê de Governança de Inovação – CGI/MPAM e seu órgão executivo/operacional, o Laboratório de Inovação – iMPacta Lab, com o objetivo de disseminar a cultura da inovação no Ministério Público do Estado do Amazonas, garantir a excelência na realização das atividades institucionais e na prestação de serviços à sociedade.

Regulamentação do CGI/MPAM e iMPacta Lab

ATO Nº 132/2023/PGJ - Dispõe sobre a Política Institucional de Inovação do Ministério Público do Estado do Amazonas, criando o Comitê de Governança de Inovação e o Laboratório de Inovação – iMPacta Lab, e dá outras providências.

PORTARIA Nº 2776/2024/PGJ - Dispõe sobre a composição do Comitê de Governança de Inovação – CGI do Ministério Público do Estado do Amazonas.

 Política Institucional de Inovação do MPAM - Dispõe sobre a Política Institucional de Inovação do Ministério Público do Estado do Amazonas, criando o Comitê de Governança de Inovação e o Laboratório de Inovação – iMPacta Lab, e dá outras providências.

Membros do Comitê de Governança de Inovação (CGI) 

  1. André Virgílio Belota Seffair - Subprocurador-Geral de Justiça - Coordenador
  2. Jefferson Neves de Carvalho - Promotor de Justiça de Entrância Final
  3. Eudo de Lima Assis Júnior - Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
  4. Janice Queiroz de Oliveira - Diretora de Planejamento -  DPLAN
  5. Iamara Cavalcante Antunes - Agente Técnico - Administrador - DPLAN

Impacta Lab:

  1. Jefferson Neves de Carvalho - Promotor de Justiça e Coordenador do Laboratório de Inovação.
  2. Francisco Edinaldo Lira de Carvalho : Agente Técnico - Administrador
  3. João Lucas de Oliveira Gomes - Nível Superior - Ciência da Computação
  4. Rayssa Rolim Santana - Nível Superior - Estatística
  5. Saile Santos da Costa - Nível Superior - Engenharia de Software