Novo espaço amplia estrutura, garante acessibilidade e aprimora condições de atendimento à população

NOVO ARIPUANÃ (AM) - Em solenidade realizada no final da manhã deste sábado (21/02), O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) inaugurou a nova sede da Promotoria de Justiça Dr. Flávio Queiroz de Paula, no Município de Novo Aripuanã, oferecendo à população um espaço mais moderno, acessível e adequado para a busca e garantia de seus direitos.

Localizada na Avenida 19 de Dezembro, s/nº, Centro, a unidade representa um avanço na estrutura física da instituição no interior do Estado e integra o processo de interiorização do Ministério Público, ampliando o alcance de sua atuação e fortalecendo a presença institucional junto à sociedade.

O evento contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo municipal, além de representantes da sociedade civil, membros e servidores do Ministério Público e integrantes do sistema de Justiça — entre eles, a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, a subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos, Anabel Vitória, e a secretária-geral do MPAM, Wandete Netto.

O imóvel, cedido pelo Executivo municipal e com área total de 462 m², passou por uma ampla reforma estrutural. Entre as melhorias realizadas estão a troca completa da rede elétrica, readequação dos ambientes internos, implantação de sistema de monitoramento e instalação de porta automática com detector de metais, além da aplicação da identidade visual institucional, conferindo ao espaço maior funcionalidade e segurança.

A sede foi projetada com acessibilidade, garantindo condições adequadas para o atendimento de todos os cidadãos, além de oferecer melhores condições de trabalho à promotora de Justiça e aos servidores que atuam na unidade.

Homenagem

A nova sede leva o nome do promotor de Justiça Dr. Flávio Queiroz de Paula, cuja trajetória foi marcada pela dedicação ao Ministério Público e à sociedade amazonense. Com atuação em diversas comarcas do interior, destacou-se pelo compromisso com a defesa dos direitos da população e pelo fortalecimento da instituição em regiões distantes dos grandes centros, deixando um legado de respeito, ética e compromisso com a Justiça.

“Casa de cidadania”

Ao falar aos presentes na inauguração, a PGJ Leda Mara Albuquerque destacou o significado institucional da entrega da nova sede e sua importância para a população do município. “Este espaço nasce como uma casa de cidadania, um lugar onde os cidadãos de Novo Aripuanã encontram acolhimento, orientação e resposta, e onde a Justiça passa a fazer parte da vida concreta das pessoas”, afirmou.

Para a promotora de Justiça titular de Novo Aripuanã, Jéssica Vitoriano Gomes, a nova estrutura fortalece a atuação ministerial no município. "A nova sede amplia nossa capacidade de atendimento, organiza o trabalho interno e qualifica o diálogo institucional, permitindo uma atuação ainda mais próxima e resolutiva em favor da sociedade”, declarou.

Presente na solenidade, o filho do homenageado, Flávio Queiroz de Souza Paula , destacou o significado da homenagem e a importância do legado deixado por seu pai. "Esta sede mantém viva a memória e os valores que guiaram sua trajetória, fortalecendo a presença do Ministério Público e seu compromisso com a sociedade”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho, o Raiz (União Brasil), agradeceu pela entrega da nova sede e destacou a importância da parceria institucional para o município.

“Recebemos este espaço como um presente para a população. A nova sede garante melhores condições de trabalho e fortalece o atendimento à sociedade. A prefeitura seguirá como parceira do Ministério Público no fortalecimento das instituições e no desenvolvimento do município”, declarou.

Renovação

No final do ano de 2025, o MPAM entregou a nova sede da Promotoria de Justiça de Beruri, que passou a funcionar em um espaço próprio, mais amplo e acessível. A unidade, que anteriormente operava em uma sala no prédio do Fórum local, passou a contar com ambientes estruturados para o trabalho ministerial e atendimento à população, incluindo gabinete, salas de apoio e espaços adequados para acolhimento e atividades institucionais. 


Texto: Elvis Chaves

Foto: Ulisses Farias | Para mais imagens, acesse a página do MPAM no Flickr

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados