Encontro promovido pelo Nupa apresentou resultados de 2025 e definiu metas para ampliar alcance do selo de escolas restaurativas

Em encontro realizada na manhã desta segunda-feira (02/03), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), via Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), e representantes da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas — especificamente das Secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed e Seduc) — alinharam estratégias para o fortalecimento de práticas restaurativas ao longo de 2026.

A reunião, primeira do grupo neste ano, contou com a participação de mais de 45 pessoas, entre assessores e facilitadores da Semed e da Seduc, e foi realizada no Auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede do MP.

Na ocasião, o Nupa destacou o compromisso das secretarias de atuar em parceria com o MPAM na execução de práticas restaurativas nas escolas, por meio do projeto “Escola em Paz - Fomento à Cultura da Paz”, além de apresentar os resultados obtidos em 2025 com o Ciclo de Construção de Paz.

De acordo com o panorama avaliativo apresentado, 909 estudantes participaram da avaliação realizada em novembro do ano passado, sendo 565 da rede municipal (Semed) e 344 da rede estadual (Seduc). Mais de 80% dos alunos avaliaram a metodologia como positiva.

O coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, Ricardo Simões, relatou como o projeto é de extrema importância para a vida das pessoas e especialmente dos alunos.

Para 2026, o projeto pretende ampliar sua atuação e estabelecer como meta que seis escolas, das redes municipal e estadual, recebam o selo de escolas restaurativas.

Sobre o Nupa

Criado em 19 de julho de 2018, o Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa) tem como finalidade fomentar e executar ações e projetos voltados ao incentivo da autocomposição no âmbito do Ministério Público, por meio da aplicação de métodos adequados de resolução de conflitos e práticas restaurativas.


Texto e foto: Sabrina Azevedo

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados