Encontro com DPE/AM e instituições de proteção à infância e juventude busca melhorar sistema de proteção infantojuvenil do município

Visando aprimorar e fortalecer o ambiente do sistema de proteção de crianças e adolescentes no Município de Coari, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da cidade, realizou, nesta sexta-feira (27/02), uma reunião interinstitucional na sede do órgão. 

O encontro teve como objetivo principal alinhar fluxos de atuação, compartilhar rotinas institucionais e fortalecer a articulação entre os órgãos que atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), dos Conselhos Tutelares das Zonas 1 e 2, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Casa de Acolhimento Institucional integraram um diálogo técnico voltado ao aprimoramento das práticas e ao intercâmbio de informações entre as instituições.

Durante o encontro, foram abordadas as rotinas de atendimento, os protocolos de encaminhamento e as estratégias de atuação conjunta da rede, com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à população infantojuvenil. A iniciativa faz parte das ações institucionais voltadas ao acompanhamento permanente das políticas públicas relacionadas à infância e juventude, área que possui prioridade absoluta no ordenamento jurídico brasileiro.

A reunião também permitiu a escuta institucional dos órgãos parceiros, possibilitando a identificação de demandas operacionais, desafios cotidianos e boas práticas já adotadas pelos serviços que compõem o sistema de proteção, promovendo maior integração entre as instituições que atuam diretamente no atendimento de crianças e adolescentes no município.

“O objetivo é fortalecer o diálogo interinstitucional e a atuação em rede, com foco em medidas preventivas, resolutivas e articuladas, contribuindo para o aprimoramento contínuo do sistema de proteção integral às crianças e adolescentes em Coari”, destacou o promotor de Justiça Bruno Escórcio Cerqueira Barros, responsável pela reunião.

O promotor ressaltou, ainda, a importância da presença do defensor público, Tiago Cordeiro, e da atuação conjunta entre as instituições. “Ministério Público e Defensoria Pública são instituições parceiras, que devem atuar no mesmo sentido, em prol da proteção integral e da garantia de direitos de crianças e adolescentes”, concluiu.


Texto: André Quintas

Foto: Divulgação/MPAM

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados