Encontro visa fortalecer as ouvidorias do MP brasileiro, além de compartilhar boas práticas e promover aproximação com a sociedade
Entre esta quinta e sexta-feira (05 e 06/03), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) marcou presença na 78ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), sediada no MP do Mato Grosso do Sul (MPMS). A ouvidora-geral Sílvia Abdala Tuma representou o MP local no encontro, que visa fortalecer as Ouvidorias do Ministério Público brasileiro, além de promover troca de experiências entre os ouvidores e aproximação com a sociedade.
Com a presença de ouvidores e autoridades de todo o Brasil, o primeiro dia de reunião (05) teve como tema principal o enfrentamento à violência doméstica contra meninas e mulheres, em alinhamento à prioridade nacional estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para 2026. Já a programação desta sexta-feira (06) contou com a posse do ouvidor do MPMS, Renzo Siufi, como novo presidente do CNOMP.
A ouvidora-geral Silvia Tuma também foi empossada como representante da região norte e vice-presidente regional do colegiado, para o biênio 2026/2027.
Durante o intercâmbio de boas práticas entre as ouvidorias, o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Inteligência do MPMS, Thalys Franklyn de Souza, apresentou o projeto Alerta Lilás, ferramenta tecnológica criada para monitorar agressores reincidentes de violência doméstica e prevenir feminicídios.
Na ocasião, foram definidos os locais das próximas reuniões do Conselho: Bahia (julho) e Santa Catarina (outubro), além da sede do próximo Encontro Nacional de Ouvidores do Ministério Público brasileiro, que será Minas Gerais.
Texto: Com informações do MPMS
Foto: Divulgação/MPAM
