Atividade em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência contemplou cerca de 130 estudantes
Com o objetivo de conscientizar alunos e a comunidade escolar, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Nhamundá, realizou, nesta quinta-feira (05/02), uma palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência na Escola Estadual Enery Barbosa dos Santos. A unidade de ensino fica localizada no bairro Gilberto Mestrinho.
A ação, realizada em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, contemplou cerca de 130 alunas e alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e marcou o início do ano letivo. Buscando ampliar o acesso à informação sobre o assunto, a instrução contou com a participação da psicóloga Guiomara Gadelha, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
De acordo com a promotora de Justiça Ana Carolina Arruda Vasconcelos, que conduziu a palestra, a semana nacional é um momento estratégico para dialogar com adolescentes e com a comunidade escolar sobre escolhas, projetos de vida e responsabilidade.
“Essa palestra buscou mostrar que a prevenção não é um tema restrito às meninas, mas envolve igualmente meninos, meninas, família, escola e toda a rede de proteção. Falar sobre prevenção é falar sobre acesso à informação, empoderamento, autonomia e garantia de direitos, para que nossos adolescentes possam fazer escolhas mais conscientes e seguras para o seu futuro”, explicou a promotora.
A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 13.798/2019, tem como objetivo disseminar informações sobre medidas educativas e preventivas que auxiliem na redução da gravidez na adolescência. Envolvendo diferentes setores governamentais, a campanha também busca promover a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes no Brasil, além de evitar riscos sociais para jovens mães e seus filhos.
Texto: Graziela Silva
Foto: Antônio Feijó Jr./Divulgação/MPAM
