Iniciativa reforça estratégias para ampliar a vacinação infantojuvenil no Amazonas

Com foco na ampliação da cobertura vacinal infantojuvenil no estado, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, nesta sexta-feira (09/01), a primeira reunião de 2026 do Projeto Juntos pela Vida, reunindo instituições parceiras para avaliar resultados, alinhar estratégias e fortalecer ações.

O encontro ocorreu na sede do MP e marcou o início do planejamento anual do projeto, idealizado pelo órgão com o objetivo de impulsionar a vacinação infantojuvenil, combater a evasão escolar e promover a saúde pública nos municípios amazonenses.

Na ocasião, foram apresentados indicadores demonstrativos do projeto, com dados sobre o número de vacinados e inscritos, evidenciando a evolução da participação dos municípios e de estudantes vacinados ao longo das edições.

A procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Patrimônio Público (CAO-PDC), reforçou a relevância da continuidade das ações, iniciadas após a pandemia de covid-19.

“O projeto continua porque entendemos que a saúde é uma pauta permanente. Não podemos retroceder após a pandemia. A segurança nas escolas envolve professores, profissionais e famílias. Hoje, os pais estão mais atentos à caderneta de vacinação das crianças, e isso é fundamental para a proteção da saúde infantil”, afirmou.

Planejamento e desafios

Durante a reunião, também foi pontuado que o planejamento anual do projeto não poderá sofrer adiamentos ou prorrogações de datas do cronograma geral em razão de eventos como eleições nacionais.

Os parceiros compartilharam experiências vivenciadas ao longo de 2025, relatando desafios enfrentados durante a execução logística e operacional do projeto. O MPAM ouviu os principais entraves apresentados, com o objetivo de atuar de forma articulada junto às promotorias locais e aos municípios parceiros.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Isabel Cristina Hernandes, chefe da Divisão de Imunização, explicou os procedimentos essenciais para a atuação do projeto, recebeu sugestões de melhorias e orientou os representantes sobre a emissão de declarações e a correta orientação aos responsáveis pelas crianças e adolescentes.

Parcerias institucionais

A reunião contou ainda com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), Secretarias de Estado de Saúde (SES-AM), Educação e Desporto (Seduc) e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação de Vigilância em Saúde - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), entre outras instituições que colaboram para a ampliação da cobertura vacinal infantojuvenil no Amazonas.

O Projeto Juntos pela Vida segue como uma iniciativa estratégica para a promoção da saúde pública, contribuindo para a construção de um Amazonas mais saudável, seguro e comprometido com o futuro de crianças e adolescentes.


Texto: Sabrina Azevedo
Foto: Hirailton Gomes

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados