Procuradora da República Bruna Menezes é indicada ao Prêmio Viva 2020
- Publicado: Quinta, 08 Outubro 2020 14:12
Imagem: Ascom MPF/AM
Homenagear atuações comprometidas com o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres no Brasil. Este é um dos objetivos do Prêmio Viva 2020, evento promovido pela parceria entre o Instituto Avon e a revista Marie Claire, e que, em sua terceira edição, tem entre os 24 concorrentes a procuradora da República Bruna Menezes.
Finalista da categoria Saúde, Bruna Menezes foi indicada pela atuação à frente do Comitê de Enfrentamento à Violência Obstétrica, iniciada quando era procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Amazonas, cargo que ocupou de 2014 até março deste ano, e ainda coordenada por ela até hoje, por meio de designação, mesmo após remoção para a unidade do MPF localizada em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, seu estado de origem.
As ações promovidas pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Obstétrica foram coordenadas por Bruna Menezes, uma das criadoras do movimento cujo objetivo é enfrentar o problema da violência obstétrica no Amazonas em conjunto com órgãos públicos das três esferas de poder, autarquias e sociedade civil. Formado por mais de 15 instituições, o comitê foi oficialmente criado em 2017 e já promoveu diversas recomendações, rodas de conversa, campanhas, audiências e atos públicos de enfrentamento à violência obstétrica, além de realizar a inclusão de disciplinas relacionadas ao tema nas universidades públicas do Amazonas.
“Minha atuação no enfrentamento à violência obstétrica no Amazonas ampliou minha percepção quanto ao potencial do MPF na tutela coletiva. Aprendi e aprendo muito com as diversas instituições e organizações sociais que fazem parte do Comitê e, se eu sempre acreditei que a defesa de direitos é papel de todos, hoje eu tenho a certeza de que uma atuação interinstitucional plural e bem coordenada pode pensar e construir boas soluções para casos difíceis. ”, afirmou a procuradora.