Encontro virtual: mais de duzentos membros do MP discutem controle externo da atividade policial

 

“Sabemos que a realização de um evento a distância possui características próprias, que trazem vantagens substanciais. A mais importante é que estamos reunindo, aproximadamente, duzentos e cinquenta membros, de todas as unidades e ramos. Isso é simplesmente extraordinário”. A afirmação foi feita pelo conselheiro Marcelo Weitzel, presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao abrir o X Encontro Nacional do Ministério Público no Controle Externo da Atividade Policial (Enceap) nesta segunda-feira, 14 de setembro, pela primeira vez realizado de forma virtual.
 
À plateia on-line formada por promotores e procuradores do MP em todo o país, o conselheiro explicou que o evento visa a aprofundar discussões sensíveis e necessárias no tema. “Este é um espaço para agregarmos conhecimento, a partir da realidade vivenciada por cada um de nós e, igualmente, para pensarmos alternativas, explicações, metodologias de atuação”, afirmou. 
 
Ao introduzir os desafios do controle externo, Weitzel disse que a atividade policial não pode estar dissociada da segurança pública. “O controle externo - nossa temática - que incide sobre a atividade policial insere-se num universo mais amplo e mais completo: o universo do sistema. Em termos de sistema é que deve ser pensado, discutido e implementado.”, defendeu. 
 
O conselheiro lembrou, ainda, a importância da reflexão sobre o modo pelo qual o Ministério Público pode aprimorar as políticas destinadas à proteção de vítimas e testemunhas; ressaltou a continuidade da identificação e replicação  das boas práticas no âmbito do controle externo da atividade policial; e defendeu a promoção, pelo Ministério Público, do Sistema Único de Segurança Pública. 
 
Matéria Original: Clique aqui