MP/AM participa da solenidade de abertura do curso de Agente Ambiental Voluntário em Novo Airão

Público na abertura do curso 

Na manhã de ontem, 15 de setembro, foi realizada na Câmara Municipal de Novo Airão a solenidade de abertura do 60º Curso de Agente Ambiental Voluntário do município, localizado a 190 km de Manaus. Promovido pela Prefeitura Municipal, IBAMA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio do Ministério Público Estadual, a iniciativa tem o objetivo de orientar os comunitários para a preservação da natureza e buscar aliar desenvolvimento econômico com o uso sustentável dos recursos naturais.

O curso de Agente Ambiental Voluntário em Novo Airão será realizado de 15 a 22 de setembro, com aulas que irão abordar conceitos ecológicos, recurso pesqueiro, educação ambiental e cidadania, recurso faunístico, recursos florestais, unidades de conservação, legislação ambiental, prevenção de queimadas e ação fiscalizadora, além de apresentação de vídeos temáticos. Atualmente o curso possui carga horária de 60h, com aulas durante a manhã e a tarde.

Mesa de abertura do curso

Participaram da solenidade de abertura, o Coordenador das Promotorias de Meio Ambiente do MPE, Promotor de Justiça Mauro Veras, as Promotoras de Justiça Maria das Graças Melo e Maria Cristina Rocha, o Vice-Prefeito Raimundo Valdessir Santana, representando o Prefeito Leosvaldo Roque, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Jorge Carmim, a Coordenadora do Programa de Agente Ambiental Voluntário, Anete Amancio, e o Superintendente do IBAMA, Mário Lúcio Reis.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Carmim, avaliou a importância do curso para os comunitários, tendo em vista que serão formados 60 novos parceiros para atuar na preservação da natureza. “Em Novo Airão, mais de 80% da área está preservada e nós queremos que continue desse jeito”, frisou Carmim.  As necessidades nas questões ambientais presentes no município também foram frisadas pelo Secretário, que ressaltou a atuação da Secretaria nesta causa. “Na hora da necessidade, a gente apaga fogo meio-dia, retiramos lixo, porque esse é o nosso papel e é necessário atuarmos juntos”, declarou o Secretário.

Segundo o Promotor Mauro Veras, o curso de AAV é um processo educativo que busca melhorar o diálogo entre comunitários e meio ambiente, construindo uma cidadania especialmente focada nas questões ambientais além de favorecer uma melhoria na qualidade de vida no município. “O que nós queremos é que o curso seja fundamental para conscientização”, informou Veras. Sobre o apoio do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de meio ambiente, o promotor destacou a proposta do MPE em oferecer este curso em outros municípios do Amazonas, pois irá oferecer conhecimento às comunidades na defesa do meio ambiente.

Público na abertura do curso/ Promotor Mauro Veras no púlpito

A importância da natureza para a sobrevivência do homem foi destacada pela Coordenadora do Programa de Agente Ambiental Voluntário, Anete Amancio. Segundo a coordenadora, o homem que tem que ser “trabalhado”, pois este é o responsável pelas mudanças no ciclo produtivo da natureza. Anete também falou sobre a atuação do IBAMA para a preservação ambiental do médio Solimões. O órgão busca desenvolver projetos de sustentabilidade junto à população para trazer desenvolvimento à comunidade sem agredir o meio ambiente. “Hoje, chegamos a ter aqui em Novo Airão 2.316 pessoas treinadas por meio deste curso”, afirmou a Coordenadora.

A comunitária Regina do Vale, da comunidade Angelim, localizada a 40 km de Novo Airão, disse que as dificuldades em proteger o meio ambiente na região são muitas, mas as principais enfrentadas pelos moradores são o desmatamento e a caça ilegal. “Com o curso, eu espero exercer minha função de Agente Ambiental Voluntário dentro dos nossos limites”, enfatizou Regina.