MP/AM participa da solenidade de abertura do curso de Agente Ambiental Voluntário em Novo Airão
- Criado: Quinta, 16 Setembro 2010 10:25
- Publicado: Quinta, 16 Setembro 2010 09:32
Na manhã de ontem, 15 de setembro, foi realizada na Câmara Municipal de Novo Airão a solenidade de abertura do 60º Curso de Agente Ambiental Voluntário do município, localizado a 190 km de Manaus. Promovido pela Prefeitura Municipal, IBAMA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio do Ministério Público Estadual, a iniciativa tem o objetivo de orientar os comunitários para a preservação da natureza e buscar aliar desenvolvimento econômico com o uso sustentável dos recursos naturais.
O curso de Agente Ambiental Voluntário em Novo Airão será realizado de 15 a 22 de setembro, com aulas que irão abordar conceitos ecológicos, recurso pesqueiro, educação ambiental e cidadania, recurso faunístico, recursos florestais, unidades de conservação, legislação ambiental, prevenção de queimadas e ação fiscalizadora, além de apresentação de vídeos temáticos. Atualmente o curso possui carga horária de 60h, com aulas durante a manhã e a tarde.
Participaram da solenidade de abertura, o Coordenador das Promotorias de Meio Ambiente do MPE, Promotor de Justiça Mauro Veras, as Promotoras de Justiça Maria das Graças Melo e Maria Cristina Rocha, o Vice-Prefeito Raimundo Valdessir Santana, representando o Prefeito Leosvaldo Roque, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Jorge Carmim, a Coordenadora do Programa de Agente Ambiental Voluntário, Anete Amancio, e o Superintendente do IBAMA, Mário Lúcio Reis.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Carmim, avaliou a importância do curso para os comunitários, tendo em vista que serão formados 60 novos parceiros para atuar na preservação da natureza. “Em Novo Airão, mais de 80% da área está preservada e nós queremos que continue desse jeito”, frisou Carmim. As necessidades nas questões ambientais presentes no município também foram frisadas pelo Secretário, que ressaltou a atuação da Secretaria nesta causa. “Na hora da necessidade, a gente apaga fogo meio-dia, retiramos lixo, porque esse é o nosso papel e é necessário atuarmos juntos”, declarou o Secretário.
Segundo o Promotor Mauro Veras, o curso de AAV é um processo educativo que busca melhorar o diálogo entre comunitários e meio ambiente, construindo uma cidadania especialmente focada nas questões ambientais além de favorecer uma melhoria na qualidade de vida no município. “O que nós queremos é que o curso seja fundamental para conscientização”, informou Veras. Sobre o apoio do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de meio ambiente, o promotor destacou a proposta do MPE em oferecer este curso em outros municípios do Amazonas, pois irá oferecer conhecimento às comunidades na defesa do meio ambiente.
A importância da natureza para a sobrevivência do homem foi destacada pela Coordenadora do Programa de Agente Ambiental Voluntário, Anete Amancio. Segundo a coordenadora, o homem que tem que ser “trabalhado”, pois este é o responsável pelas mudanças no ciclo produtivo da natureza. Anete também falou sobre a atuação do IBAMA para a preservação ambiental do médio Solimões. O órgão busca desenvolver projetos de sustentabilidade junto à população para trazer desenvolvimento à comunidade sem agredir o meio ambiente. “Hoje, chegamos a ter aqui em Novo Airão 2.316 pessoas treinadas por meio deste curso”, afirmou a Coordenadora.
A comunitária Regina do Vale, da comunidade Angelim, localizada a 40 km de Novo Airão, disse que as dificuldades em proteger o meio ambiente na região são muitas, mas as principais enfrentadas pelos moradores são o desmatamento e a caça ilegal. “Com o curso, eu espero exercer minha função de Agente Ambiental Voluntário dentro dos nossos limites”, enfatizou Regina.