MP-AM adere ao Novembro Azul pela saúde dos homens

novembro azul mpam-1

 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) aderiu à campanha Novembro Azul para incentivar práticas de prevenção em saúde masculina junto aos Membros e servidores do órgão ministerial. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam a Diabetes como 'epidemia mundial' e estima-se que o número atual de 194 milhões de casos duplicará até 2025. Já o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. Consideradas doenças da terceira idade, devem ser diagnosticadas e tratadas para reduzir os riscos de mortalidade.


A campanha no MP-AM serve para lembrar aos homens que cabe a eles a inciativa de cuidar da própria saúde. O hábito de fazer exames médicos de rotina ainda é pouco comum entre a população masculina, sendo este o principal entrave não só à prevenção do diabetes e do câncer de próstata, mas também de outras doenças, como hipertensão, osteoporose e derrames (Acidente Vascular Cerebral), também comuns na terceira idade.


No Novembro Azul, o foco é o diabetes, pela passagem do dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, e o câncer de próstata, por sua incidência.

 

Diabetes

O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, adota a cor azul nas campanhas mundiais de divulgação e sensibilização quanto ao tema, seguindo o exemplo da campanha para prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.


Câncer de Próstata

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A doença age principalmente na glândula localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na maioria dos casos os sintomas só aparecem quando o câncer apresenta um estágio avançado. Além do exame de toque, também é possível diagnosticar a doença por meio do PSA, exame de sangue usado para o diagnóstico da presença do câncer. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata. Como a alteração nos níveis de PSA não é um indicador cem por cento eficaz para o diagnóstico do câncer, com base nele, o médico recomenda ou não a realização do toque retal.