Tudo preparado para 13º Júri Simulado do MP-AM

DSC00444

 

De acordo com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), já foram finalizados os detalhes na organização do 13º Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas. A abertura do evento será no próximo dia 9 de novembro de 2015, às 8 horas da manhã,no auditório Carlos Bandeira de Araújo. Este ano o homenageado será o Promotor de Justiça João Lúcio de Almeida Ferreira, falecido em 2012.
O primeiro confronto entre estudantes de Direito de faculdades da capital vai colocar frente a frente as equipes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Faculdade Martha Falcão(FMF). A disputa abre a primeira fase do Júri Simulado que totaliza 32 horas complementares de Prática Forense Penal. Só os vencedores da fase preliminar avançam para as quartas de final da competição.
O chaveamento de confrontos foi definido por sorteio, no dia 23 de outubro de 2015, às 15h, na sala de reuniões do Ceaf, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), na Av. Cel. Teixeira, Nova Esperança. Todos os representantes das instituições de ensino inscritas partiticiparam do sorteio, na presença da Comissão Organizadora do certame. Oito instituições participam das quartas de final. Os confrontos acontecem nos dias 9 e 10 de novembro de 2015.
Na tarde do dia 9 de novembro de 2015, a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) enfrenta a Universidade do Norte (UniNorte). No dia seguinte, 10 de novembro de 2015, pela manhã, o confronto envolve a Universidade Paulista (Unip) e Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). No mesmo dia, pela parte da tarde, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) enfrenta a Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam). O último confronto da primeira fase será no dia 11 de novembro,pela manhã, entre a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a instituição vencedora do primeiro confronto entre UEA e Marta Falcão.
As instituições vencedoras desta primeira fase se enfrentam nas semifinais. Na tarde do dia 11 de novembro, o vencedor do 2º Júri enfrenta o vencedor do 3º Júri no primeiro confronto da semifinal. Na manhã do dia 12 de novembro, pela segunda semifinal, o vencedor do 4º Júri enfrenta o vencedor do 5º Júri. Quem perder as semifinais disputa o terceiro lugar no dia 13,pela manhã, enquanto as instituições vencedoras avançam para a final, marcada para a tarde do mesmo dia.
De acordo com a Diretora do Ceaf e Presidente da Comissão Organizadora do Júri Simulado, Wandete de Oliveira Netto, o objetivo é interagir com a sociedade, especialmente nas atividades de ensino e pesquisa dentro das Universidades. “ O Júri é uma oportunidade valiosa para o aluno colocar em prática a teoria do direito repassada em sala de aula, o que faz muita diferença”, disse.

 

Júri Simulado do MP-AM é tradição para Universidades do AM

 

DSC00489

 

Os coordenadores dos cursos de Direito das Instituições que vão dar início ao confronto no primeiro dia do evento não escondem a expectativa em torno de mais um Júri do Ministério Público do Estado. Segundo Mônica Picanço Dias, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Martha Falcão, o Júri do MP-AM já é uma tradição. “ Não só estimula a atividade extra classe como também vale pra quem pretende seguir a carreira de Magistrado ou Promotor de Justiça ”, observou. Para Ricardo Tavares de Albuquerque, que coordena o curso de Direito da UEA, a preparação dos estudantes para a competição acontece com bastante antecedência. “Levamos a sério esta relevante competição, pois acreditamos na sua importância para o crescimento e formação do futuro jurista”,disse entusiasmado com a proximidade do início do Júri Simulado.