Outubro Rosa: palestra conscientiza servidores sobre o câncer de mama
- Criado: Terça, 27 Outubro 2015 15:16
- Publicado: Terça, 27 Outubro 2015 15:16
Foi realizada na manhã do dia 27 de outubro, às 10h, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MP-AM, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Amazonas, Gerson Mourão. Dezenas de pessoas, a maioria formada por servidores da casa, assistiram à apresentação, que contou com a presença da primeira-dama do município Goreth Garcia. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e teve o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de se fazer o autoexame mensalmente e o exame de mamografia após os 40 anos de idade.Segundo Gerson Mourão, que atua como ginecologista e mastologista na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), um dos pontos mais importantes nesse movimento foi o Ministério Público compreender o cenário em que vivem as mulheres com câncer de mama no Amazonas. “A primeira coisa que toda mulher tem que fazer é a sua mamografia a partir dos 40 anos além do seu autoexame, segunda coisa, procure se exercitar, procure caminhar e ser feliz, pois, tudo isso ajuda na questão do câncer de mama”, afirmou.
Durante a palestra, a servidora pública da Universidade do Estado do Amazonas, Lucina Soares, relatou como foi a experiência de ter descoberto a doença. “Eu descobri o câncer a partir de um autoexame que fiz durante o banho, levei 1 ano para ter o diagnóstico no hospital público, passei por duas cirurgias e agradeci quando soube que meu nódulo era pequeno e que não precisaria retirar a mama. Hoje estou curada. Quero dizer que existe a cura, e que cada um que está aqui hoje pode ser semeador desta mensagem”, disse emocionada.Mourão disse que existem, hoje, mais de 57 mil casos de câncer de mama e que 14 mil mulheres estão morrendo em todo o país. Mourão disse que mulheres que menstruavam menos porque tinham mais filhos antigamente tinham uma menor chance de ter o câncer. Ele alertou para mitos que existem sobre a doença, dentre eles, o de que a prótese nos seios impediria o exame de mamografia e o de que cistos localizados nas mamas evoluem para o câncer. Segundo ele, ambas informações são falsas.O palestrante ainda falou sobre a decisão do Ministério da Saúde de não disponibilizar o exame de mamografia anual para mulheres com menos de 50 anos de idade. Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) só disponibiliza o exame, de dois em dois anos, a partir dos 50 anos. Ele defende que o exame seja feito a partir dos 40 anos e com frequência anual. A primeira-dama do município, Goreth Garcia, agradeceu pelo convite: “Agradeço pela oportunidade dada pelo MP-AM e por todas as informações prestadas aqui pelo doutor Gerson, esse é um direito que todas nós mulheres temos. Inclusive, atualmente, descobri um nódulo na minha mama esquerda e estou fazendo tratamento, talvez, hoje, se eu fosse usuária do SUS estivesse sofrendo bastante. Esse evento é um grito de alerta para as mulheres que precisam do SUS”, concluiu.Goreth anunciou ainda que a carreta da mulher vai atuar na sede do Ministério Público do Estado oferecendo informações e exames de mamografia para as servidoras do MP-AM, familiares e população vizinha.
A ação deve iniciar até o fim de outubro.A Promotora de justiça, Wandete de Oliveira Netto, destacou que a palestra educativa serve para tornar os servidores do MP-AM multiplicadores de informações que podem salvar vidas e que esse é um dos papéis sociais do Ministério Público.