PGJ inaugura Promotorias de Humaitá
- Criado: Segunda, 09 Dezembro 2013 14:52
- Publicado: Segunda, 09 Dezembro 2013 14:52
Uma grande festa marcou a entrega da nova sede das Promotorias de Justiça do município de Humaitá, ao sul do Amazonas. O prédio, que estava abandonado e foi doado pelo governo do Estado ao MP-AM, passou por uma reforma total e ficou completamente modificado. A cerimônia de inauguração, no último sábado, dia 7 de dezembro, contou com a presença do Governador Omar Aziz e várias autoridades, além de parte da população do município. Todos foram recebidos pelo Procurador Geral de Justiça Francisco Cruz, que nasceu em Humaitá.
O imóvel recebeu o nome do saudoso Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente.
Durante os discursos, o irmão de João Bosco, o advogado Oldeney Sá Valente, agradeceu a homenagem. "Além da emoção, fico muito honrado, em nome da minha família, com essa deferência ao meu irmão, já falecido. Ele foi um homem que honrou o nome do Ministério Público e sempre prezou pelo bem da coletividade", enfatizou. Em seguida, o Procurador de Justiça e Corregedor do MP-AM, José Roque Nunes Marques, que foi promotor da comarca e viveu no antigo prédio que hoje abriga as novas promotorias, relembrou antigos moradores ilustres de Humaitá, além de referendar a importância da nova sede para a comunidade. O prefeito de Manaus Arthur Neto, também compareceu ao evento e parabenizou o Procurador Geral de Justiça pela administração atuante.
O prefeito de Humaitá, Deidei Lobo, agradeceu pela iniciativa que, além de atender melhor aos moradores do município, valorizou o espaço, quase na orla da cidade. "Agradecemos ao Dr. Francisco Cruz o empenho em deixar esse prédio de cara nova. Humaitá agora tem uma promotoria à altura da população e dos profissionais que passam a atuar nela a partir de agora", falou. O Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Desembargador Ari Moutinho, também disse estar impressionado com a qualidade da obra e que esse tipo de atitude só demonstra a preocupação que o PGJ tem para com as comarcas do interior.
Em seu discurso, o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, falou do passo a passo da obra, agradeceu o apoio do Governador Omar Aziz e de toda a equipe do MP-AM, envolvida no Projeto SEDES PRÓPRIAS, que tem o objetivo de dotar o interior de Promotorias dignas para Promotores e população, e ficou emocionado ao falar da realização do projeto. "Foram meses de trabalho, fizemos tudo com muito carinho e cuidado, desde o material utilizado na obra, até o levantamento histórico com fotos e informações para a elaboração do nosso memorial. Fico muito orgulhoso de entregar uma promotoria digna para a comunidade desse município e agradeço também aos meus colaboradores, na pessoa da Diretora Geral do Ministério Público, Adelina Parente, que foi fundamental para a realização desse projeto", disse ele. O PGJ ainda agradeceu a presença de familiares de antigos promotores da comarca que vieram de outros estados prestigiar o evento. O governador Omar Aziz, parabenizou o PGJ e disse ter ficado impressionado com o projeto. Após o corte da fita inaugural, todos foram conhecer as novas instalações.
A solenidade também contou com a presença do Vice-Governador José Melo, do Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto e do Bispo de Humaitá, Dom Francisco Merkel, do Promotor de Justiça, Edmundo Mariano, que atuou na promotoria, e da Promotora de Justiça e Secretária Geral do MP-AM
A empresa Pinserge Construções LTDA.- ME venceu a licitação e executou a obra no tempo determinado. Durante a solenidade, o PGJ entregou uma placa ao Sr. Reginaldo Costa Paixão, diretor da construtora, por ter honrado os prazos. O novo prédio possui rede de lógica e móveis modernos, além de equipamentos de copa e cozinha, além de elevador para portadores de necessidades especiais. Toda a mobília foi doada pelo Governo do Amazonas ao MP-AM. O investimento somou R$ 463.456,13 (Quatrocentos e sessenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e treze centavos). O prédio de dois andares, era a antiga residência do Departamento de Estradas de Rodagem - DERAM, e já serviu de residência oficial para os promotores que atuaram no município humaitaense. Todos os traços arquitetônicos foram preservados.