O Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, discursou na solenidade e registrou que "a inauguração do novo fórum significa respeito da justiça amazonense para com o povo ordeiro de Maués". Elogiou a atuação da Promotora Yara Rebeca, que dignifica o Ministério Público amazonense e garantiu que, "dentro do projeto SEDES PRÓPRIAS, um novo prédio para acomodar as promotorias da comarca também será construido". A comitiva de autoridades retornou à Manaus na manhã de ontem.
O valor da obra do novo fórum foi de R$ 2,3 milhões e possui 800 metros quadrados, seguindo uma arquitetura padrão com espaço para o funcionamento de quatro Varas e salas destinadas ao Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Tribunal do Júri, Informática, Almoxarifado e Patrimônio, além de estacionamento.
O Fórum Desembargador Oyama Cesar Ituassú da Silva está funcionando na avenida Guaranópolis, no Centro de Maués, município localizado a 356 quilômetros de Manaus. Além de Maués, a próxima Comarca que ganhará um novo fórum será a de Tefé.