Saúde: Promotores da Cidadania debatem tema no MP-AM

 

A reunião aconteceu  no plenário do MP-AM, na última quarta-feira, 27 de março de 2013 e  teve o objetivo de fazer um levantamento preliminar para a elaboração de diagnóstico das demandas de saúde que chegam ao Ministério Público. O encontro foi uma socilitação do Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, por conta das denúncias recebidas pelos membros do MP-AM, sobre irregularidades envolvendo temas relativos a saúde pública.
 
Estiveram presentes alguns Promotores de Comarcas do interior, além dos Promotores de Justiça do Centro de Apoio Operacional de  Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC), Cláudia Maria Raposo da Câmara Coelho, Guiomar Felícia dos Santos Castro, Mirtil Fernandes do Vale, Antônio José Mancilha, Liani Mônica Guedes de Freitas Rodrigues e Delisa Olívia Vieiralves Ferreira. 
 
As discussões giraram em torno dos casos já solucionados pelo MP-AM e onde há ausência do Ministério Público em algumas situações.. Os Promotores apresentaram inquéritos, com relatos emocionados dos pacientes durante depoimentos . "Saber que a sociedade tem maior credibilidade no Ministério Público Estadual  e confia na nossa celeridade, me deixa muito feliz", disse o Promotor Mirtil Fernandes do Vale.
 
A comissão pretende ainda criar uma Promotoria específica para cuidar de casos de denúncias contra o sistema de saúde. Haverá também um plano de elaboração de diagnóstico para a atuação do MP-AM que crie estratégias para a melhoria da saúde no Amazonas.
 
O tema da próxima reunião, a segunda de uma série que abordará as áreas de atuação do MP-AM, será sobre Educação. A Procuradora de Justiça, Jussara Pordeus, que presidiu os trabalhos durante a reunião, solicitou a presença de todos os Promotores no novo encontro, ainda sem data definida.