Justa Homenagem ao Procurador de Justiça Cristóvão de Albuquerque Alencar Filho
- Criado: Quarta, 14 Julho 2010 16:43
- Publicado: Quarta, 14 Julho 2010 16:43
O Procurador de Justiça Dr. Cristóvão de Albuquerque Alencar Filho se despediu ontem, 14, de sua função no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM). Aos 70 anos de idade, dos quais os últimos 32 foram dedicados ao MPE, Dr. Cristóvão agora se aposenta compulsoriamente.
Para encerrar sua contribuição, os membros do Colégio de Procuradores realizaram na manhã de ontem, uma solenidade para homenagear o procurador. Na ocasião, participaram do evento os Procuradores, Promotores, servidores, convidados e familiares do homenageado, que foram recebidos no Plenário Antônio Alexandre P. Trindade, na Procuradoria Geral de Justiça.
“Todos nós conhecemos e sabemos do caboclo forte acostumado aos embates da vida. E nós sabemos que, até recentemente, ele se digladiava com dificuldades que eu tenho certeza que saberá superar, porque a sua alma é forte e saberá enfrentar as dificuldades, mesmo porque ele terá o apoio dos amigos, dos companheiros daquelas pessoas com quem conviveu quando aqui chegou em fevereiro de 1978, para enfrentar uma tarefa difícil, tarefa que todos nós enfrentamos quando saímos pelos beiradões deste imenso Amazonas”, discursou o Dr. Nicolau Libório dos Santos Filho, representando o Conselho Superior do Ministério Publico, ao felicitar o procurador.
Além de receber saudações dos colegas, Cristóvão de Albuquerque foi agraciado com uma Placa de Homenagem do Colendo Conselho Superior do Ministério Público, que foi entregue pela Procuradora de Justiça e Conselheira Dra. Rita Augusta de Vasconcellos Dias, onde os membros o homenagearam pela dedicação, comprometimento e pelos serviços relevantes por ele prestados, e ainda, recebeu definitivamente das mãos do Procurador-Geral Otávio Gomes, a Medalha de Mérito do Ministério Público.
Quem também deixou Dr. Cristóvão muito comovido, foi o Dr. Públio Caio Bessa Cyrino, representante do Colégio de Procuradores de Justiça, que em seu discurso lembrou de toda a trajetória do Procurador, falando de quando ele ingressou no MP e os locais por onde passou.
“Sinto-me orgulhoso por está saudando e não me despedindo do nosso colega, o fazendo em nome de todo os demais Procuradores de Justiça, e sobretudo, orgulhoso porque entre os presentes, eu sou o mais novo na carreira saudando o mais experiente de todos nós”, disse Dr. Públio.
Emocionado, o Procurador manifestou seus sentimentos ao ter que deixar a casa, mas também falou como se sente feliz por fazer parte da história do Parquet. “Estou envaidecido e agradeço aos colegas pelas homenagens que recebi. Não tenho como traduzir tamanho sentimento”, disse.
Entre os que participaram da solenidade, um dos destaques foi a homenagem de Túlio Alencar, filho de Dr. Cristóvão. Com lágrimas nos olhos, Túlio agradeceu ao pai pela dedicação, esforço em ensinar e pelo amor, e durante seu discurso lembrou com saudade de sua mãe, falecida recentemente. “Pai, obrigado por tudo. Eu te amo”, finalizou.
Com a saída do Dr. Cristóvão, de imediato, o promotor mais antigo deverá ser convocado para assumir o cargo interinamente. Segundo o Procurador-Geral, Otávio Gomes, o Conselho Superior ainda vai se reunir para decidir e indicar, definitivamente, quem vai suceder o procurador aposentado.
Saiba mais sobre Cristóvão de Albuquerque Alencar Filho
A data em que o Procurador de Justiça Cristóvão de Albuquerque se afasta do serviço é um dia marcante. Não só por se tratar do dia em que se aposenta, mas também porque é a data de seu aniversário: 14/07.
Cristóvão de Albuquerque completa hoje 70 anos. Desses, 40 anos e 10 meses foram dedicados ao serviço público, e 32 exclusivamente ao Ministério Público do Estado. Sua carreira foi fundamentada em muito sucesso. No período de dezembro de 2004 a março de 2005, Cristóvão chegou a exercer o cargo de Procurador-Geral do MPE.