MP-AM promove ação no T3 pela luta contra a violência à pessoa idosa
- Criado: Sexta, 15 Junho 2012 16:05
- Publicado: Sexta, 15 Junho 2012 16:04
Com o propósito de informar a população sobre os direitos da pessoa idosa e, principalmente, orientar os idosos sobre seus direitos na utilização do transporte público em Manaus, membros e servidores Ministério Público do Estado do Amazonas promoveram na manhã desta sexta-feira, 15 de junho de 2012, no Terminal de Ônibus da Cidade Nova (T3), zona norte da capital, uma ação de conscientização e de luta contra a violência à pessoa idosa.
Dentre os presentes, estavam a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Patrimônio Público, Direitos Constitucionais do Cidadão e Consumidor (CAO-PDC), Procuradora de Justiça Maria de José Aquino, e os Promotores de Justiça Cláudia Câmara, Mirtil Fernandes, Antônio Mancilha e Delisa Olívia, respectivamente, das 54ª, 56ª, 57ª e 59ª Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, as Prodedics, além de servidores do MP-AM. Agentes do Conselho Estadual do Idoso, da Prefeitura de Manaus e do Fórum Permanente do Idoso (FOPI/AM) também participaram da ação.
Além de distribuir panfletos com informações sobre os direitos do idoso e sobre o combate à violência, a equipe do Ministério Público abordou os funcionários das empresas de transporte coletivo, motoristas e cobradores, com o objetivo de alertá-los sobre o acesso preferencial das pessoas idosas dentros dos coletivos e a exigência de disponibilidade de assentos a eles.
Segundo a Coordenadora do Fórum Permanente do Idoso, Fátima Castilho Leite, o idoso muitas vezes não é respeitado na sociedade, e por isso verifica a necessidade de se promover de atividades de conscientização como essa. "Há quinze anos o Fórum está nessa luta pelos direitos da pessoa idosa. Sensibilizar a sociedade é essencial para que o respeito ao idoso seja conquistado”, reitera. Após a visita ao Terminal 3, o grupo também desenvolveu ações no Pronto Atendimento ao Cidadão, o PAC, localizado no mesmo bairro.