MP-AM presta homenagem ao Promotor de Justiça João Lúcio Almeida Ferreira
- Criado: Quarta, 06 Junho 2012 09:23
- Publicado: Quarta, 06 Junho 2012 09:13
Como Promotor de Justiça Titular de 1ª Entrância, ele assumiu em 89, a Comarca do Município de Barreirinha. Em agosto de 1990, foi removido para a Promotoria de Parintins e assumiu a Promotoria junto à 3ª Vara da Família. No ano de 1995, foi promovido para a Capital, onde assumiu a 10ª Promotoria de Justiça Criminal e, posteriormente, a 23ª Promotoria de Justiça junto à 5ª Vara Criminal.
Já em fevereiro de 2005, foi removido pelo critério de antiguidade, para a 39ª Promotoria de Justiça, com assento à 3ª Vara da Família e Sucessões.
Em decisão do Colendo Superior do Ministério Público, pelo critério de antiguidade, assumiu em 2008, a 8ª Promotoria de Justiça, com atuação na 10ª Vara Criminal da Capital. Ainda no mesmo ano, a 37ª Promotoria de Justiça, junto à 7ª Vara de Família, Sucessões e Registros Públicos. No Município de Parintins foi, por dois anos consecutivos, Presidente da Comissão Julgadora do Festival Folclórico de Parintins.
O Promotor João Lúcio, durante toda a trajetória do MP-AM foi muito elogiado pela probidade, honradez e dedicação que desempenhou na função ministerial. Seus colegas de profissão já planejavam até uma homenagem. "O João Lúcio teve uma passagem pelo Ministério Público de grandes serviços prestados à população. Em todas as Promotorias por onde passou, demonstrou muito equilíbrio, postura, muita dedicação ao trabalho e um amplo conhecimento jurídico na matéria. E eu achei que conceder o Mérito do MP-AM ao Promotor, seria uma homenagem justa e oportuna. Nós o admirávamos bastante", ressalta o Procurador de Justiça, José Roque Marques.
Para o Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, vice-presidente da AAMP, “João Lúcio foi um Promotor de Justiça honrado, digno e comprometido com a sua instituição, dotado de uma viva inteligência inspirada por nobres sentimentos; um homem extremamente devotado à sua família e aos seus amigos. Tive o privilégio de conhecer esses dois perfis e testemunhar sua elegância e cordialidade no trato com as pessoas. Perdemos um ser humano raro e estamos todos tristes” descreveu.
O Promotor João Lúcio faleceu na manhã deste domingo, dia 3 de junho. De acordo com o Procurador Geral de Justiça Francisco Cruz, "o Ministério Público perde um membro ilustre. Cuidadoso, comprometido e independente. Eu, perco um grande amigo", concluiu.