Participação Efetiva do Orçamento do MP-AM cresce 0,29% sobre a Receita Estadual entre 2008 e 2012
- Criado: Terça, 17 Janeiro 2012 11:00
- Publicado: Segunda, 16 Janeiro 2012 08:22
A comparação com a Receita Orçamentária é feita para avaliar o percentual de participação do Orçamento do MP-AM sobre essa receita, pois a mesma não é uma fórmula fixa. A variação está em função da composição com outras receitas, como as Transferências Correntes da União e as receitas de Contribuições, Industrial, de Serviços e Patrimonial e ainda as Receitas de Capital.
PARTICIPAÇÃO DO ORÇAMENTO DO MP-AM SOBRE A RECEITA DO ESTADO (%) |
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Exercício |
Receita do Estado |
Orçamento MPE Executado |
Participação % sobre a Receita do Estado |
Evolução da Participação (%) |
2008 |
7.986.691.186 |
107.078.788 |
1,34% |
- |
2009 |
8.464.160.316 |
108.514.932 |
1,28% |
-0,06% |
2010 |
9.691.149.319 |
125.446.757 |
1,29% |
0,01% |
2011 * |
10.604.332.039 |
171.811.040 |
1,62% |
0,33% |
2012 ** |
11.139.410.000 |
175.438.000 |
1,57% |
-0,05% |
Obs.: * Dados preliminares SEFAZ / ** Estimativas da LOA 2012.
PARTICIPAÇÃO MÉDIA DO ORÇAMENTO DO MP-AM SOBRE A RECEITA |
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Período |
Média |
Evolução |
Participação Média (2008 a 2010) |
1,31% |
0,29% |
Participação Média (2011 a 2012) |
1,60% |
Fonte: DPLAN/PGJ - janeiro-2012
Os conceitos de Receita Orçamentária do Estado, Receita Corrente Líquida e Receita Tributária Líquida são diferentes. A RTL está contida na RCL que por sua vez está dentro da Receita Orçamentária. A RTL é utilizada para calcular a distribuição aos poderes, e envolve apenas a receita oriunda de Tributos (impostos, taxas e contribuições de melhoria), abatendo-se a participação dos municípios sobre o ICMS e o IPVA. Já RCL tem como uma de suas finalidades apurar o total de gastos com pessoal em relação às receitas sobre as quais o Estado realmente pode dispor e coordenar a utilização para manutenção do funcionamento dos serviços públicos. Ela tem como princípio conceitual a soma das receitas que Estado produz ou arrecada através de sua atividade administrativa, excluindo-se algumas receitas vinculadas como as contribuições para previdência e os repasses legais aos municípios. Na RCL, além da receita tributária, estão contidas as demais receitas como a patrimonial, a de serviços e as transferências efetuadas pela União como o FPE a CIDE e outras transferências legais. A Receita Orçamentária, que contém as anteriores, envolve a soma das receitas correntes e receitas de capital.
O crescimento da participação do orçamento do Ministério Público na ordem de 0,29% sobre a Receita Orçamentária do Estado guarda relação com o aumento do percentual calculado sobre a RTL de 3% para 3,3% - uma das explicações dessa evolução. Embora os números sejam semelhantes, 0,29% e 0,3% de aumento, isto representa apenas uma quase coincidência, pois a RTL não guarda relação legal de proporcionalidade sobre a Receita Orçamentária nem com a RCL.
Para ilustrar o volume dessas receitas, o quadro abaixo demonstra a estimativa do Estado do Amazonas para o Exercício de 2012.
Comparativo: Receita Orçamentária x RCL e RTL para 2012 |
|
Especificação |
Valores para 2012 |
Receita Orçamentária |
11.139.410 |
Receita Corrente Líquida – RCL |
8.660.640 |
Receita Tributária Líquida – RTL |
5.295.100 |
Fonte: DPLAN/PGJ - janeiro-2012
Relação entre as Receitas
Figura 1: Comparativo da Receita Orçamentária x RCL x RTL
Sobre esses dados, fica evidente o acompanhamento da evolução do orçamento do órgão à evolução da Receita do Estado, mesmo depois do ajuste do percentual ocorrido desde a Lei de Diretrizes Orçamentárias no ano de 2011.
A evolução da participação do orçamento do MPE não é mera aleatoriedade, esta participação foi fortemente discutida com o Governo do Estado, Secretarias de Planejamento - SEFAZ e Secretaria de Orçamento e Finanças – SEFAZ, e reflete o momento atual de investimento que a instituição faz frente à crescente demanda da Sociedade.
Os investimentos em infra-estrutura e pessoal realizados hoje, visam suprir as necessidades acumuladas nos últimos anos e irão gerar resultados de longo prazo, visto que os atuais Promotores advindos do último concurso público estão todos lotados no interior do Estado suprindo uma necessidade antiga.
Para os próximos oito anos, são projetados com base nesta evolução do orçamento, investimentos com o objetivo de revitalizar as Promotorias de Justiça no Interior do Estado, através da construção e reforma de Unidades Operacionais.
Um aspecto interessante sobre o formato de cálculo e da composição do atual percentual destinado ao Ministério Público e aos Poderes Legislativo (ALE e TCE) e Judiciário, é que, sendo calculada sobre a Receita Tributária Líquida, quanto maiores forem os esforços de arrecadação, combate a sonegação, diminuição da elisão fiscal, e incentivo ao desenvolvimento da atividade econômica com aprovação e cumprimento de leis que versem sobre essas matérias, maior será o retorno em termos orçamentários a estes órgãos.
(Com informações do DPLAN – Ministério Público do Estado do Amazonas)