MP-AM, Ibama e Prefeitura de Itamarati devolvem 300 mil tartarugas para a natureza

O mês de novembro foi marcado por uma grande ação ambiental no município de Itamarati, interior do estado. Cerca de 300 mil filhotes de tartarugas foram devolvidos aos rios da região numa ação conjunta que envolveu o Ministério Público, Ibama e a Prefeitura do município. A ação ocorreu no último dia 5 de novembro.

Quem mora na região, costuma consumir as tartarugas e tracajás, que fazem parte da culinária local. A ação pretende conscientizar sobre a preservação da espécie e principalmente dos ovos desses animais, que também são consumidos em grande escala. "Nosso objetivo não é punir quem mata os bichos de casco para saciar a fome. A intenção é preservar as espécies. O consumo e venda de ovos de tartaruga, por exemplo, deve ser coibido, para que a reprodução dos animais no ambiente natural continue", declarou a Promotora de Justiça de Itamarati, Yara Rebeca Albuquerque Marinho.

A venda dos animais e dos ovos,  é considerado crime ambiental, mas ao invés de punir, a ação conjunta no município, pretende informar sobre a importância da preservação