Iranduba: Promotoria faz vistoria em usina e constata irregularidades

Nos dias 8 e 9 de novembro, a 1ª Promotoria de Justiça de Iranduba, em conjunto com o Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo) do Ministério Público de Estado do Amazonas (MP-AM), realizou vistorias na usina termoelétrica da empresa EBrasil Energia, localizada no Km 12 da rodovia Manoel Urbano (Manaus-Manacapuru), a fim de apurar denúncias de vazamento de óleo e emissão de ruídos acima do permitido.

O óleo transborda quando chove, já que seu armazenamento é feito em um sistema de tratamento ineficaz e construído fora das normas técnicas, atingindo parte da vegetação e um igarapé próximo a usina, do qual coletou-se uma amostra de água para análise laboratorial. Após aferição com decibelímetro, constatou-se altos níveis de poluição sonora, chegando a atingir dentro da empresa, média de 78 db e nas proximidades, 61 db.

Segundo o Promotor de Justiça Carlos José Alves de Araújo, a promotoria espera resolver a questão o mais breve possível. “Estamos aguardando o laudo do analista ambiental do MP-AM, Davi Alves. Após o resultado, marcaremos uma reunião com as partes envolvidas e tentaremos firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Caso isso não ocorra, ingressaremos com uma ação civil pública exigindo reparos no local”, disse o promotor.

Ele revelou também que a empresa está funcionado de maneira irregular, há quase um ano.