Promotores de Justiça Substitutos participam de curso de capacitação de ingresso e vitaliciamento

Com o objetivo de capacitar os Promotores recém-nomeados, está sendo realizado no Plenário Sessões Colégio e Conselho – Antônio Alexandre P. Trindade no Ministério Público do Estado do Amazonas – Procuradoria Geral de Justiça durante toda esta semana o curso de ingresso e vitaliciamento para Promotores de Justiça Substitutos.

 Nesta quarta-feira, o terceiro módulo foi conduzido pelo Procurador de Justiça Carlos Antônio Ferreira Coelho, que palestrou sobre o tema o Tribunal do Júri e as mudanças no Processo de Juri Popular ocorridas em 2008, entre elas a simplificação dos quesitos de alguns procedimentos preliminares, dentre os quais, a resposta por escrito do réu, após dez dias, para o Juiz. Para o Procurador, os Promotores, do ponto vista teórico, estão preparados, mas precisam verificar na prática a eficácia do conhecimento.

 O Promotor de Justiça da Comarca de Jutaí, Dr. Marcelo Augusto Almeida, lembrou que o trabalho desenvolvido pelos Promotores do Interior é comparado ao do médico clínico-geral, atendendo a todas as demandas da sociedade, daí a importância do curso de vitaliciamento. “ O curso acontece durante a última semana de cada mês, com módulos diferentes como família, estrutura organizacional do MPE, entre outros, mas antes disso passamos por um estágio na capital para também conhecer de perto toda a estrutura do Ministério Público”, finalizou.

 Entre as atividades realizadas por um Promotor de Justiça estão a busca pelo fomento das políticas públicas, atuação em processos judiciais, além de promover a cidadania.