São Gabriel da Cachoeira: Bares são fechados por intervenção do MP-AM

Nesta quinta-feira, 14 de julho, a Promotoria de Justiça  de São Gabriel da Cachoeira, em parceria com a secretaria de meio ambiente do Município, Conselho tutelar e demais órgãos competentes realizará uma reunião para verificar a situação dos bares lacrados no Município no ano passado. Os mesmos tiveram o funcionamento suspenso, através de uma Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Estado, juntamente com a Promotoria do Município de São Gabriel da Cachoeira. A partir daí, diversos estabelecimentos, que funcionavam como bares em horário noturno servindo de ponto atrativo para crianças menores de idade, foram lacrados.

De acordo com a Promotora de Justiça titular da Comarca do Município, Christiane  Dolzany  Araújo, a sentença  para a adequação do funcionamento dos bares em São Gabriel saiu no  mês de maio de 2010. A partir dessa data a  justiça concedeu um prazo de sessenta dias para a adequação do funcionamento  destes estabelecimentos. Mas, como até o mês  de outubro os bares continuavam funcionando ilegalmente e  não obedecendo o prazo estipulado , foi preciso intervir no funcionamento deles, medida que contou com o apoio do Exército, da Polícia Federal e da Delegacia Especializada na defesa da criança do Município. “Não foi fácil realizar vistorias nos bares, já que existia  até policiais militares que trabalhavam como seguranças destes estabelecimentos” relatou a Promotora, destacando ainda a importância e o apoio do Ministério Público na realização das operações realizadas no município que, segundo ela, obtiveram êxito.

”Estes estabelecimentos trazem mais prejuízo do que benefício à sociedade”, disse a Promotora. Não há um número exato de quantas crianças já foram retiradas dos bares durante as operações,  mas acredita-se que seja um número expressivo, já que em uma das operações de um único bar foram retiradas 18 menores, de uma só vez. Após esse processo, meninas e meninos são encaminhadas às famílias e recebem acompanhamento do Conselho Tutelar.