Tabatinga: Tribunal do Jurí condena acusado de homicídio

A última sessão do Tribunal do Jurí em Tabatinga, no interior do Amazonas,  ocorrida no dia 29 de março, condenou o Réu, Edilson Andrade Ribeiro Júnior, policial militar, a 35 (trinta e cinco) anos de reclusão pela prática de dois homicídios que tiveram como vítimas Walmir de Oliveira Moraes e Jesiel da Silva Duarte.

O mesmo foi denunciado pelo MP como incurso nas penas do Art. 121, parágrafo 2o., incisos II, III e IV do Código Penal Brasileiro em cada um dos crimes, sendo que foram reconhecidas pelos jurados, por maioria, as qualificadoras do inciso II (motivo fútil), III (meio insidioso) e IV (recurso que tornou impossível a defesa do ofendido) para o crime cometido contra a vítima WALMIR, enquanto que para a vítima JESIEL foi reconhecida a qualificadora do inciso IV (recurso que tornou impossível a defesa da vítima). Assim, recebeu 20 anos pelo primeiro crime e 15 anos pelo segundo. O réu já se encontrava preso em TBT há 3 anos e 6 meses, sendo que os procuradores do réu, durante esse tempo, instauraram um incidente de insanidade mental para tentar isentá-lo de pena, o que foi indeferido pelo TJAM, após a avaliação da sanidade mental do acusado por especialistas.

Narra a denúncia oferecida pelo Ministério Público que o crime foi cometido no dia 02/09/2007, por volta de 4hs da madrugada pelo Policial Militar, que participava de uma "força-tarefa" que teria vindo à Tabatinga/AM para combater a criminalidade existente no município. Após o consumo de bebida alcoolica e substância entorpecente, o policial militar ceifou a vida da primeira vítima no interior de um bar com dois tiros de pistola PT 40 e, na fuga, na garupa de um moto-taxista, em razão da pane apresentada no veículo, o policial efetou dois disparos que ceifaram a vida deste. O policial encontrava-se fora de serviço e com arma da corporação.

O Promotor da Comarca, Daniel Amazonas participou da sessão plenária do Julgamento, sendo Juíza a Dra. Kethelen Gomes. O julgamento começou por volta de 9h da manhã e se estendeu durante todo o dia, vindo a se encerrar às 23 horas.