Ministério Público inicia planejamento nacional inédito


O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou em Brasília, nesta segunda-feira, 14 de março, o projeto do primeiro planejamento estratégico nacional do Ministério Público. O planejamento vai envolver os 14 mil Promotores e Procuradores de todos os ramos do Ministério Público do Brasil, tanto nos estados como da União- Ministério Público Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios. Até julho eles definirão diretrizes comuns para as instituições. O lançamento do projeto foi realizado no auditório do Ministério Público Militar, em Brasília, e contou com a presença do Presidente do CNMP e o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, conselheiros do CNMP, e demais gestores dos Ministérios Públicos dos estados brasileiros e dos ramos do Ministério Público da União.
A Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheira Claudia Chagas caracteriza o planejamento como uma oportunidade de diálogo e compartilhamento de experiências. “É também o momento para encontrarmos nossas convergências e estabelecermos objetivos comuns e ações integradas, respeitando sempre a autonomia e as peculiaridadesde cada instituição”, afirma. “Esperamos com isso apresentar à sociedade um Ministério Público que privilegie a unidade como caminho para alcançar maior eficiência”.


Metodologia

A metodologia do planejamento foi definida pelo CNMP com a participação de Procuradores-Gerais e de entidades de classe do Ministério Público – os conselhos de Procuradores-Gerais, Corregedores-Gerais, Ouvidores e as Associações de Membros. Vai incluir encontros regionais com a participação de representantes de cada ramo do MP e um encontro sobre as atividades-meio, em Brasília.

As reuniões regionais acontecem em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belém e Porto Velho, nos meses de março, abril e maio. Como preparação dos encontros, foi feito um levantamento de todos os planos estratégicos já existentes nas unidades do Ministério Público. Esses dados foram reunidos num sistema que foi apresentado ontem, 14, para facilitar a identificação de pontos em comum. Também como preparação aos encontros regionais, foi lançado uma enquete para consultar todos os membros do MP sobre áreas de atuação prioritárias. A enquete será realizada por meio do site do CNMP. Os resultados serão apresentados nos encontros regionais, que se iniciam no final de março.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público