MP participa de Audiência Pública sobre segurança em Manacapuru


   Preocupados com o aumento dos índices de violência no interior do Amazonas, autoridades estão mobilizando parceiros e sociedade em busca de soluções para o problema. No dia 20 de janeiro, o município de Itacoatiara foi palco da primeira audiência pública do ano que discutiu a violência nos municípios. Nesta segunda-feira, dia 7, foi a vez dos moradores de Manacapuru. Eles pediram soluções rápidas para crimes violentos que vem assustando os moradores da cidade. O Procurador-Geral em exercício, Pedro Bezerra, representou o Ministério Público e reiterou a parceria em nome da causa.

 Durante a audiência, os moradores disseram que o tráfico de drogas é a grande causa dos assassinatos praticados, com requintes de crueldade, contra agricultores e estudantes. Assaltos, invasões de residências, estupros e crimes de trânsito, também preocupam a comunidade. A iniciativa do Tribunal de Justiça, reuniu também o Ministério Público, Poder Legislativo, a Prefeitura local e o alto escalão da Segurança Pública no Amazonas para participar da audiência e debater o que o prefeito da cidade, Angelus Figueira traduziu como “um verdadeiro clamor contra a falta de segurança”.

 Depois de Ângelo Figueira, ocuparam a tribuna representantes da igreja católica, evangélica, da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), de associação de bairros e um representante dos agricultores rurais,  Paulo Bernardo da Costa do Marrecão que mostrou-se indignado com a violência contra os agricultores. "É assustador o número de assaltos a barcos e roubos de motores de “rabeta” nos rios da região. Nossa estradas são os rios, mas as autoridades só fazem patrulha na terra e não trabalham na água", disse ele.

  Participaram da Audiência Pública de Manacapuru, além do Procurador-Geral em exercício, Pedro Bezerra, o prefeito Angelo Cruz Figueira, o presidente do TJAM, João Simões, o vice-presidente Domingos Chalub, João Messias da Silva Furtado, vice-prefeito; Cel. Dan Câmara, Comandante Geral da Polícia Militar; Eduardo Ituassu, representante da Defensoria Pública; Pedro Bezerra Filho,  Procurador Geral de Justiça em exercício; Francisco Coelho,  representante da Câmara Municipal de Manacapuru; Cel. Almir Barbosa, Secretaria de Segurança Pública do Estado; Sérgio Costa Couto,  Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Divanilson Cavalcante, Delegado Geral de Políci a Civil. Ainda estiveram presentes os deputados Cabo Maciel, Orlando Cidade, Fausto Souza e Francisco Souza; Major Andrade, representante do Secretário Executivo de Inteligência; Luiz Cláudio Chaves. Juiz de Direito da 2ª Vara de Manacapuru; Celso Antunes, juiz e  Reinaldo Alberto,  Promotor de Justiça da 2º Vara de Manacapuru.

A próxima audiência pública deve acontecer no município de Iranduba.