COVID-19: Colégio de Procuradores discute plano de retomada de atividades presenciais do MPAM

reuniao procuradores 1 8d89a

O Colégio de Procuradores de Justiça discutiu, na manhã desta sexta-feira (5/06), a proposta do “PLANO DE RETORNO PÓS-PANDEMIA” que definem as diretrizes para a retomada das atividades presenciais do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Não há ainda uma data certa para esse retorno na prática, segundo a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, que presidiu da reunião feita por videoconferência, mas já há providências a serem tomadas.

“O Ministério Público se mantém trabalhando remotamente dando respostas para as demandas que lhe chegam, mas nós já iniciamos a discursão em torno do nosso plano por conta da imperiosa necessidade já dá aquisição de insumos, de equipamentos necessários para a proteção e para salvaguarda da saúde e integridade de nossos servidores e membros”, afirmou Leda Albuquerque.

No debate do tema, vários procuradores apresentaram propostas como, por exemplo, fazer um mapeamento dos membros e servidores, semelhante ao que fez a UEA (Universidade Estadual do Amazonas), identificando quem pertence ao grupo de risco, se já teve Covid-19, se tem alguém infectado na família, se coabita com alguém vulnerável e se tem equipamento e tecnologia para realização do trabalho remoto, o que foi sugerido pela Corregedora-Geral do MPAM, Jussara Pordeus. “Os procuradores foram muito cautelosos e fizeram muitas sugestões de aperfeiçoamento do plano”, afirmou.

Presentes na reunião, os procuradores Nicolau Libório (Ouvidor do MPAM), Sandra Cal, Públio Caio, Maria Jose Nazareth, Silvia Tuma e Aguinelo Balbi Júnior também apresentaram sugestões. Uma reunião extraordinária deverá ser convocada para nova rodada de discussões para que o plano de retomada leve em consideração as melhores medidas de biossegurança para membros e servidores do MPAM, bem como à população que vai às instalações físicas da instituição.

“Pra ser bem implementado, esse plano tem questões que vão precisar de maior cuidado. Tudo tem sido estudado e um grupo de trabalho será formado um grupo de gestão para acompanhar a implantação dessas medidas. As sugestões estarão sendo incorporadas pela DPLAN (Diretoria de Planejamento) e pela DG (Diretoria Geral), que estão elaborando a versão final desse plano”, explicou o Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, Mauro Veras.

O Colégio de Procuradores do Ministério Público do Amazonas é presidido pela Procuradora-Geral, Leda Albuquerque, e composto pelos seguintes membros:  

RITA AUGUSTA DE VASCONCELLOS DIAS

FLÁVIO FERREIRA LOPES

SANDRA CAL OLIVEIRA

NOEME TOBIAS DE SOUZA

SUZETE MARIA DOS SANTOS

NICOLAU LIBÓRIO DOS SANTOS FILHO

PEDRO BEZERRA FILHO

MARIA JOSÉ DA SILVA NAZARÉ

JUSSARA MARIA PORDEUS E SILVA

PÚBLIO CAIO BESSA CYRINO

ANTONINA MARIA DE CASTRO DO COUTO VALLE

MAURO ROBERTO VERAS BEZERRA

CARLOS LÉLIO LAURIA FERREIRA

LIANI MÔNICA GUEDES DE FREITAS RODRIGUES

KARLA FREGAPANI LEITE

SÍLVIA ABDALA TUMA

ADELTON ALBUQUERQUE MATOS

NEYDE REGINA DEMÓSTHENES TRINDADE

AGUINELO BALBI JÚNIOR

 

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Foto: print de tela de computador