Última edição do ano contemplou alunos do programa “Acelera Brasil”
Na última edição de 2025 do projeto “Sementes do Futuro”, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) proporcionou uma visita guiada aos alunos da Escola Municipal Firme na Fé, até a Águas de Manaus - Complexo da Ponta do Ismael. A iniciativa, organizada pela 50ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (Prodemaph), ocorreu na manhã desta sexta-feira (12/12).
O projeto tem como intuito conscientizar alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas sobre a preservação ecológica e a necessidade do comprometimento ambiental, principalmente diante das urgências climáticas. A iniciativa foi acompanhada pela promotora Lílian Maria Pires Stone, titular da 50ª Prodemaph e idealizadora do “Sementes do Futuro”.
“Vocês, juntamente com as crianças de outras escolas, são nossas sementes do futuro. Esse projeto tem por objetivo levar conhecimento sobre a importância da educação ambiental e do direito de todos a um meio ambiente saudável. E como nós trabalhamos a favor de um meio ambiente equilibrado? Por meio da educação. Nesse passeio, vocês vão entender a importância de economizar água e evitar o desperdício”, destacou a promotora.
Durante a atividade, os alunos participaram de uma palestra, apresentada pelo supervisor da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, Edinaldo Viana Rodrigues, sobre água, as etapas de despoluição, como é feito o tratamento e a importância do uso consciente, além de assistirem a uma demonstração de como é feita a limpeza da água do Rio Negro.
A visita guiada também possibilitou que os alunos conhecessem a ETA II, que utiliza o processo de flotação (técnica que usa bolhas de ar para “suspender” partículas e impurezas presentes na água) para a limpeza e devolução da transparência da água.
A atividade contemplou alunos do programa “Acelera Brasil”, uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), cujo objetivo é regularizar a situação de estudantes que estão em atraso escolar, por meio de recomposição da aprendizagem e do fluxo educacional.
“Os alunos vibraram quando recebemos o convite para vir aqui, porque é uma aula viva. Eles já tinham estudado sobre o caminho da água e as etapas de tratamento até nossas casas. O conteúdo foi apresentado, mas eles saírem da sala e apreciarem as etapas ao vivo é muito enriquecedor”, comentou a professora Erivana Frota.
“Foi muito legal a experiência de vir aqui, nós já tínhamos estudado sobre isso e pudemos conhecer um pouco mais”, comentou a aluna Ana Lara Santana. “O que eu mais gostei nessa visita foi a parte em que ele limpou a água, foi muito interessante conhecer como funciona”, disse o aluno João Miguel Soares.
Ao final, os visitantes receberam um gibi da Turma da Mônica com o tema “Uso Racional da Água e Saneamento Básico”, uma parceria entre a Águas de Manaus, o Instituto Trata Brasil e o Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Sementes do Futuro
Lançado em junho de 2025, o projeto já levou alunos de escolas públicas a visitas guiadas até o Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e também ao Viveiro Florestal, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ao final de cada atividade, os alunos foram contemplados com cartilhas do projeto que vem acompanhadas com sementes. “Para 2026, nós vamos nos encontrar com as escolas que participaram do projeto neste ano e realizar uma dinâmica, então é importante que eles estudem a cartilha”, antecipou a promotora.
Texto e foto: Vanessa Adna
