diaadoçao 7ba61

Com 103 audiências previstas em alusão à data, para destacar o elevado número de crianças e adolescentes na espera de uma nova família e de um novo lar no Brasil

De 22 a 26 de maio, os Promotores de Justiça André Marinho, Renata Cintrão e Romina Carmen Brito Carvalho participaram do “Mutirão de Audiências em Processos de Adoção”, realizado, simultaneamente, no Juizado da Infância e Juventude Cível, localizado no Fórum Cível Des. Euza Naice de Vasconcellos, bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus.

 A ação, alusiva ao “Dia Nacional da Adoção”, celebrado em 25 de maio, pautou 103 processos e compreende o cumprimento da Meta 11 do Poder Judiciário para o ano de 2023. A Meta 11 prevê, no âmbito da Justiça Estadual: identificar e julgar, até 31/12/2023, no 1.º Grau, 80%, e no 2.º Grau, 95% dos processos em fase de conhecimento, nas competências da Infância e Juventude Cível e de apuração de ato infracional, distribuídos até 31/12/2021 nas respectivas instâncias.

Com a atuação do MPAM nas audiências, a Promotora de Justiça Romina Carmen Brito Carvalho ressaltou a importância do trabalho. “Nessa semana tão importante para a infância, nos mobilizamos para movimentar os processos de adoção, divulgar e sensibilizar sobre o tema. No entanto, não se trata só disso, trata-se também sobre a entrega voluntária e outros meios de garantia do direito à convivência familiar”, destacou a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ).

O período de mutirão de audiências marca um avanço no julgamento de processos conclusos para resolução do mérito, ou seja, prontos para serem sentenciados.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados