mutirãojuri2023 61942

Medida visa assegurar a efetividade da atuação ministerial no julgamento de quase 900 processos que tratam de crimes contra a vida, incluindo feminicídios

Uma equipe extra de membros e servidores do Ministério Público do Amazonas (MPAM) será designada, ainda nesta semana, para atuar no primeiro Mutirão do Júri deste ano, que começa no próximo dia 27/3 e vai até 31/7. A meta do Judiciário amazonense é julgar em torno de 900 processos em trâmite na Capital e no interior do Estado. O cronograma do mutirão foi definido em reunião realizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, no último dia 28/2, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, da qual participou o Secretário-Geral do MPAM, Promotor de Justiça George Pestana.

“O Ministério Público fica feliz em estar integrando esse projeto, no sentido de viabilizar o julgamento de processos antigos dos júris, a fim de dar o retorno à sociedade, àquela pessoa que perdeu o seu ente querido, a fim de que possa ver esse processo julgado. E o MPAM, na condição de protagonista desse processo, vai trabalhar de forma contundente com seus membros, com sua estrutura, para proporcionar esse retorno”, declarou o Secretário-Geral.

A medida atende a solicitação do coordenador da Comissão de Acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador João de Jesus Abdala Simões, e também deve ser seguida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas. Para a realização do Mutirão em Manaus, serão organizados espaços no Fórum Henoch Reis e no Fórum Euza Naice, além dos plenários já utilizados pelas três Varas do Tribunal do Júri na Capital. Também serão adotadas medidas para reforço nos municípios do interior do Amazonas.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados