A ação foi conduzida pela Promotoria de Justiça local, com o objetivo de debater estratégias integradas
O tratamento e o cuidado direcionados a animais de rua, bem como segurança e políticas públicas para o ano de 2026, foram os principais temas abordados em uma audiência pública realizada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), no Auditório da Câmara Municipal de Maraã, na quarta-feira (14/01). A ação foi conduzida pela Promotoria de Justiça local, com o objetivo de debater estratégias integradas.
A audiência, que foi aberta ao público em geral e reuniu representantes de órgãos públicos, sociedade civil e entidades privadas, orientou o Ministério Público a identificar demandas sociais que exijam a adoção de medidas sob sua responsabilidade.
De acordo com o promotor de Justiça Marcos Túlio Pereira Correia Júnior, que conduziu a audiência, a responsabilização do poder público e da sociedade em relação aos cuidados com animais abandonados — como limpeza, vacinação, castração e alimentação — é algo essencial, tanto para o bem-estar dos animais como para evitar doenças que também podem atingir o ser humano.
“Já na parte da segurança pública e do planejamento para o ano de 2026, mapeamos, juntamente com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal, os bairros mais perigosos da cidade de Maraã e foram compartilhadas ideias para melhorar a iluminação pública, as rondas e o patrulhamento na cidade”, complementou.
Na ocasião, cada participante previamente inscrito teve 10 minutos para realizar sua manifestação, com possibilidade de acréscimo de até cinco minutos de tolerância. As manifestações orais seguiram a ordem de inscrição no credenciamento e ainda foram aceitas manifestações por escrito, entregues à equipe de apoio no decorrer da audiência.
Texto: Graziela Silva
Foto: Aradra P/Pexels e Divulgação/MPAM

