1 Ir para o conteúdo

Projeto Não Seja Mula

Informação e prevenção contra o aliciamento para o tráfico de drogas

O Projeto Não Seja Mula é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), desenvolvida pela 86ª Promotoria de Justiça Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes, em parceria com a Polícia Federal.

O que significa ser “mula”?

No tráfico de drogas, “mula” é a pessoa recrutada para transportar entorpecentes entre cidades, Estados ou países, escondidos em bagagens, objetos pessoais ou presos ao corpo.

Muitas dessas pessoas são atraídas por promessas de dinheiro fácil e não possuem ligação anterior com organizações criminosas.

Objetivo do projeto

O projeto busca conscientizar a população sobre:

  • os riscos do aliciamento;
  • as consequências criminais;
  • as estratégias usadas por criminosos;
  • os impactos para a pessoa, sua família e a sociedade.

Atuação integrada

A iniciativa surgiu após a análise de dados da Polícia Federal e uma visita técnica do MPAM ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

As ações preventivas e socioeducativas são direcionadas especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade financeira.

Lançamento

O projeto foi lançado oficialmente em 25 de junho de 2024, durante o workshop “Interdição de Drogas em Aeroportos”, realizado como parte da Semana de Combate a Crimes Aeroportuários.

A iniciativa reforça a união entre instituições públicas na prevenção ao tráfico de drogas e na proteção da população.

Fique atento

Não aceite transportar malas, pacotes ou encomendas de terceiros sem conhecer sua origem e seu conteúdo.

Uma promessa de dinheiro fácil pode esconder um crime e trazer consequências para toda a vida.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Av. Cel. Teixeira, 7995, Bairro: Nova Esperança - Manaus/AM, CEP 69037-000

Contato: (92) 3655-5100 | Atendimento ao público: das 08h às 14h | Protocolo: das 08h às 17h

© 2026 MPAM. Todos os direitos reservados.