
Consulte o resultado, as candidaturas, regras, atos normativos, relatórios, registros da votação e notícias do processo eleitoral realizado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas.
Resultado e desfecho do processo
A votação ocorreu em 2 de setembro de 2024 e definiu os três nomes encaminhados ao chefe do Poder Executivo estadual.

Três candidaturas foram escolhidas pelos membros do MPAM
Participaram da votação 183 dos 185 membros aptos.
2º · Lílian Maria Pires Stone — 76 votos
3º · Carlos Fábio Braga Monteiro — 65 votos
Alessandro Samartin de Gouveia também recebeu 65 votos. O desempate da terceira posição ocorreu pelo critério de antiguidade na carreira.
Leda Mara Nascimento Albuquerque é escolhida procuradora-geral de Justiça
Após o encaminhamento da lista tríplice ao Governo do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque foi escolhida para exercer o cargo de procuradora-geral de Justiça no biênio 2024/2026. A nomeação foi publicada em setembro de 2024.
A posse ocorreu em 15 de outubro de 2024.
Como funciona o pleito
Regras e informações principais da eleição para formação da lista tríplice.
A eleição ocorreu em 2 de setembro de 2024, das 8h às 16h, no horário de Manaus, por meio do Sistema Votus.
A votação foi facultativa, direta, secreta e plurinominal. Todos os membros ativos da carreira do MPAM tinham direito a voto, podendo cada eleitor escolher até três candidaturas.
O Sistema Votus permitiu a realização remota da eleição, com acesso pelas credenciais institucionais utilizadas pelos membros nos sistemas internos do Ministério Público.
Em caso de igualdade de votos
2. Persistindo o empate, maior tempo de serviço público;
3. Persistindo novamente, prevalece o candidato mais idoso.
Candidaturas
Nove candidaturas participaram do processo eleitoral para formação da lista tríplice.
Como funciona o Sistema Votus
Para votar, promotores e procuradores utilizam as credenciais institucionais de acesso. O voto é facultativo, direto e secreto, sem possibilidade de votação por procuração, correspondência ou mandatário.
Ver passo a passo do Votus →Atos e normas
Documentos que regulamentaram e organizaram o processo eleitoral de 2024.
Zerésima, parciais e apuração
Registros e documentos disponibilizados pela Comissão Especial Eleitoral para acompanhamento e conferência da votação.
Procedimento de emissão da zerésima
Relatórios parciais de participação
Procedimento de apuração
Notícias sobre a eleição
Cobertura publicada pelo MPAM durante as diferentes etapas do processo eleitoral.