MPPR lança site com orientações para votação consciente e segura

No dia 15 de novembro deste ano, cerca de 8,1 milhões de eleitores paranaenses irão às urnas em todo o estado para votar em seus candidatos a prefeito e vereador de seus municípios. O pleito, que originalmente acontece no mês de outubro, teve a data alterada em 2020 diante da pandemia de coronavírus. Nos municípios onde houver segundo turno, a volta às urnas será no dia 29 de novembro.

Para esclarecer dúvidas de cidadãos, candidatos e jornalistas acerca das eleições, o Ministério Público do Paraná preparou um site especial com várias informações úteis, especialmente em relação às medidas de prevenção que estão sendo adotadas pelas autoridades quanto ao contágio pela Covid-19. Também são disponibilizados os contatos das Promotorias de Justiça eleitorais em todo o estado, alguns esclarecimentos sobre condutas permitidas e vedadas aos candidatos durante o período de campanha e orientações para a denúncia de crimes eleitorais e o exercício do voto consciente.

“No contexto da grave crise sanitária que atinge também a sociedade brasileira, é indispensável que as instituições públicas adotem medidas que possibilitem que o processo eleitoral ocorra em condições seguras e transparentes”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. “Com essa iniciativa, o MPPR pretende colocar-se ao lado da população, propiciando-lhe a obtenção de informações que possam contribuir para que o exercício do direito ao voto, que é a manifestação mais significativa do regime democrático, seja concretizado de forma livre e consciente.”

Matéria Completa: clique aqui