Servidor do Ministério Público lança livro de poesias inspirado na natureza e na vida

WhatsApp Image 2019-08-09 at 19.14.38

Há 16 anos, Valdinor de Jesus Ribeiro presta serviços ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) na função de garçom. Nesta segunda-feira, 12 de Agosto, ele vai servir algo além do que café e água para membros do MPAM, demais colegas de trabalho, amigos e parentes, num evento especial. Seu Vavá, como é carinhosamente chamado, vai lançar seu livro de poemas intitulado "Pensamentos e inspirações de um caboclo". O lançamento da obra será às 13h na Procuradoria-Geral de Justiça, na avenida Coronel Teixeira, sede do Ministério Público.

O início da vida literária de Vavá aconteceu durante o curso do ensino médio, em 2007, quando começou a elaborar seus primeiros versos. A princípio a poesia que era usada como passa tempo, ganhou páginas. Sua principal fonte para criar versos vem da natureza e da vida. A primeira vez que expôs alguns de seus poemas foi sede do Ministério Público, o garçom fez cópias de poemas dedicados as mães e pendurou nas paredes das copas, caso alguém passasse por lá, pudesse conferir.

Em seus poemas, Valdinor mostra suas paixões, o seu amor pela natureza, conta sobre sua profissão, família e faz reflexões. Alguns dos poemas marcantes para Valdinor são: "Chuva", "Se um dia eu for alguém", "Passei a tarde lembrando de você". "Canoa e navio na beira do rio / Nuvens brancas no céu azul / Nuvens viajantes como se fossem tapetes / Quem ama atravessa o rio de canoa e o ar de navio." recitou Valdinor um trecho do poema "Tarde".

Seu Vavá conta que sentia receio em publicar o livro, pois acreditava que não valesse a pena, mas, com o incentivo de Emerson Cardoso, agente técnico jurídico, que também é escritor, e da Promotora de Justiça Silvana Nobre (58ª Prodhsp), o autor resolveu tomar a iniciativa. Os nomes de ambos aparecem no livro como colaboradores.

Características da obra
O livro tem o total 98 páginas, mais de 80 pessoas já encomendaram o exemplar que está sendo impresso pela editora Clube dos Autores, em Santa Catarina. A capa, contracapa e diagramação foram elaboradas por Rosilene Araujo e a revisão da também servidora do MPAM Lourinéia Sant'Anna

Texto: Mariana Lima - Ascom/MPAM

Foto: Hira Gomes - Ascom/MPAM