Comitê de Políticas de Comunicação se reúne em Brasília
- Criado: Sexta, 27 Agosto 2010 10:09
- Publicado: Sexta, 27 Agosto 2010 10:09
Encontro reuniu representantes dos MP's dos Estados e do MPU.
1º Encontro do Comitê de Comunicação do MP.
O Comitê de Políticas de Comunicação Social do Ministério Público (CPCCom-MP) realizou na última quarta-feira, 25 de agosto, em Brasília, o seu 1º encontro. O evento contou com representantes dos Ministérios Públicos dos Estados e dos quatro ramos do MPU. O secretário-geral do CNMP, José Adércio Leite Sampaio, e a secretária-geral adjunta, Cristina Soares, presidiram o encontro.
Na abertura, o secretário-geral ressaltou a importância da criação, no Conselho, de um fórum de diálogo para profissionais da área de comunicação do Ministério Público. “O comitê é um espaço de articulação, voltado para orientar boas práticas em todo o MP”, disse. “A intenção é debater estratégias em âmbito nacional, respeitando sempre a autonomia dos Ministérios Públicos”. O secretário-geral destacou que o comitê complementa fóruns já existentes na área de comunicação.
A secretária-geral adjunta do CNMP, Cristina Soares, reiterou a importância do encontro e disse que o CNMP está aberto a eventuais sugestões dos integrantes do CPCCom, que serão discutidas e amadurecidas entre os conselheiros.
Enasp
Um dos destaques da reunião foi a apresentação da conselheira do CNMP Taís Ferraz sobre a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que reúne e coordena as ações do CNMP, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça em relação à segurança pública no Brasil e traça políticas nacionais de combate à violência.
A conselheira falou da necessidade de os Ministérios Públicos se unirem para traçar uma estratégia de comunicação para divulgar as ações da Enasp. “As metas da Enasp foram construídas e aprovadas entre o CNMP, CNJ e Ministério da Justiça. Por isso, é importante integrar, trabalhar em consenso e em conjunto”, afirmou Taís Ferraz.
Grupos de trabalho
No encontro, foram formados grupos de trabalho permanentes, que vão tratar de assuntos relacionados às várias áreas da comunicação: relacionamento com a imprensa, comunicação digital, comunicação interna, comunicação institucional, planejamento e avaliação. Cada grupo definiu ações que serão desenvolvidas até o próximo encontro do CPCCom-MP, previsto para ocorrer de 29 de novembro a 1º de dezembro.
O CPCCom-MP foi instituído neste mês pela Portaria CNMP-PRESI nº 58. O objetivo do Comitê é promover a integração e o desenvolvimento da comunicação do MP no Brasil, incentivando o planejamento, a articulação das ações e a difusão de boas práticas em comunicação pública, visando à ampliação da transparência e do acesso dos cidadãos ao MP. O desenvolvimento da área de comunicação do MP é um dos projetos estratégicos que integram o planejamento do CNMP.