Aprovado Planejamento Estratégico Institucional do MPE/AM

Planejamento estrategico MPE/Am

No dia 28 de maio, o Colégio de Procuradores de Justiça aprovou o Planejamento Estratégico Institucional do Ministério Público do Estado do Amazonas para o período de 2010 a 2019 com o objetivo de orientar as funções estratégicas do órgão ministerial beneficiando a sociedade como um todo. O projeto foi elaborado por membros e servidores da Instituição em comissão constituída pela Portaria 0098/2010/PGJ com assessoria da equipe de consultores da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Com início em agosto de 2009, o Planejamento Estratégico é constituído por quatro etapas de preparação, sendo elas: 1) Motivação e comprometimento institucional, a fim de esclarecer e motivar a Instituição para participação efetiva destas etapas; 2) Diagnóstico institucional, com pesquisas direcionadas aos membros e servidores e ao público em geral da PGJ, em forma de questionários; 3) Elaboração da Identidade Institucional, com apresentação da missão, visão de futuro, valores, fatores crítico de sucesso, objetivos estratégicos, políticas institucionais e diretrizes estratégicas da Instituição; 4) Elaboração de ações e metas de implantação e implementação, com o detalhamento das ações a serem executadas no período de um ano.

Instituída pelo planejamento, para efeito de orientação das ações, a missão do MPE/AM é promover a Justiça e manter a ordem jurídica, buscando ser uma Instituição de excelência, proativa e eficaz em sua atuação, no que diz respeito aos direitos fundamentais e dos interesses da sociedade amazonense.

Para a sociedade, o Planejamento Estratégico irá fortalecer o combate à criminalidade, a promoção dos direitos da criança, do adolescente, do idoso e dos deficientes, a defesa do meio ambiente, da ordem urbanística e do patrimônio cultural, a proteção ao patrimônio público e a promoção dos Direitos Humanos. No âmbito institucional, irá promover o amplo acesso e a divulgação das informações relativas a atuação ministerial, além de atuar em parceria com os demais órgão estatais e sociedade civil e garantir aperfeiçoamento na gestão. Garantir a perfeita administração de recursos orçamentários também é parte do planejamento.

Após finalização, o Planejamento Estratégico Institucional será apresentado aos membros e servidores e também à sociedade, sendo acompanhado por meio de monitoramento a cada período especificado no plano.