Dia Nacional do MP: CMM Presta homenagem ao Ministério Público Amazonense


Durante Tribuna Popular na manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro, o MP-AM foi homegeado na Câmara Municipal de Manaus. A propositura da homenagem partiu da vereadora Lúcia Antony e reuniu autorides e convidados no plenário da CMM. A sessão, aberta pelo presidente da Casa, vereador Isaac Tahyá, contou com a exibição de um vídeo institucional mostrando um pouco da missão do MP. Em seguida, o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz, discursou agradecendo a lembrança pela passagem do Dia Nacional do Ministério Público em nome dos membros e servidores. Todos os vereadores presentes fizeram questão de se manifestar, analtecendo a importância do Ministério Público para a sociedade.
De acordo com a vereadora Lúcia Antony, "o Ministério Público do Estadual consolidou sua posição de guardião das leis, fortalecendo a democracia e sua credibilidade perante a sociedade. Hoje, o Ministério Público ganhou o respeito da população brasileira porque cumpre um papel fundamental de garantir os direitos coletivos. A instituição tem a confiança do povo que, antes de procurar o advogado ou a Defensoria Pública, busca o auxílio do Ministério Público para valer seus direitos”, enfatizou.
O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Cruz, recebeu uma placa das mãos do presidente Isaac Tahyá e destacou ainda que o Ministério Público tem sido parceiro da sociedade, salientado que o órgão se fez presente quando precisou dar respostas aos clamores da população. “A sociedade só acredita em alguém que de fato possa ser protetor de seus direitos. Nosso compromisso é continuar regando esta planta para no futuro a sociedade possa continuar nos respeitando e sermos merecedor deste respeito”, afirmou.
Por sua vez, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Socorro Guedes, também presente, ressaltou o papel fundamental desempenhado pela Constituição Federal de 1988 no fortalecimento do trabalho do Ministério Público quando aumentou o leque de atribuições concedidas à instituição. “O Ministério Público correspondeu ao trabalho se tornando hoje o protetor da sociedade”, frisou Socorro Guedes, que já chefiou a instituição antes de ser eleita desembargadora do TJAM.


Na data, 14 de dezembro, é comemorado em todo o país o Dia Nacional do Ministério Público, como definido no artigo 82 da Lei Orgânica Nacional do Parquet (Lei nº. 8.625/93).