Catadores de materiais recicláveis e SEMULSP participam de reunião no MP-AM

A 2ª reunião do projeto 'Reciclagem' com a presença do Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (CAO-MAPH-URB), Mauro Roberto Veras Bezerra, o Subsecretário Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Túlio Cáceres Kniphoff, acompanhado do Assessor Jurídico, Eisenhower Pereira Campos, a assessora da Vereadora Lucia Antony, Miryammiss Ibrahim Saad e representantes de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, foi realizada no último dia 6 de dezembro, na sede do MP-AM.

A reunião teve como objetivo saber quais as medidas que o município de Manaus vem adotando com relação à gestão de resíduos sólidos, que estipula a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) até 2014. O assessor jurídico da Semulsp, Eisenhower Pereira Campos, apresentou documentos comprovando a criação do plano diretor de resíduos sólidos do município. “Somos uma das primeiras capitais a criar este plano”, destacou. Inclusive, o plano busca a inclusão sócio-econômica dos catadores de resíduos recicláveis.

A prefeitura planeja implementar seis galpões, um em cada zona da cidade, para triagem de materiais recicláveis. Os mesmos serão cedidos às associações e cooperativas de catadores, para que eles possam ter melhores condições de trabalho e um espaço adequado para o exercício da profissão. Dos seis, o subsecretário se comprometeu a conclusão de dois, um na zona leste e outro na zona norte, até junho de 2012.

Uma nova audiência foi marcada para o dia 16 de março do ano que vem, às 10h, na sede do MP-AM. “Esperamos que o município possa cumprir com o compromisso firmado”, declarou Mauro Veras.