Portal do MP-AM ultrapassa a marca de um milhão de acessos

Neste mês de setembro, o Portal do Ministério Público do Estado do Amazonas (www.mp.am.gov.br) ultrapassou  a marca de um milhão de acessos desde dezembro de 2010, data em que começou a ser feita a contagem de visitantes. O aumento na quantidade de acessos ocorre devido a modernização, atualização e utilidade da ferramenta de informação do MP-AM na internet. Com média de 4 mil acessos por dia, a página institucional vem divulgando notícias, eventos, atos administrativos de interesses da classe ministerial, andamento de processos, entre outros.

O Promotor Paulo Stélio, da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística, concorda sobre os benefícios do portal do MP-AM e a respeito do maior acesso às informações da instituição, mas alerta para um aperfeiçoamento. "Se por um lado isso permite que a sociedade se aproxime do Ministério Público, por outro, exige maior infra-estrutura para atender essa nova demanda", afirma.

Para o Promotor de Justiça Titular da Comarca de Guajará, Vitor Fonseca, o portal de internet ajuda a suprir certas carências específicas do membro do Ministério Público do interior do Estado. "O princípio de indivisibilidade dessa instituição é contrariada algumas vezes pelas distâncias dentro do Estado do Amazonas. As comarcas são distantes geograficamente e também na estrutura. Pelo portal é possível conseguirmos informações sobre o trabalho de colegas, as campanhas e as ações feitas pelo Amazonas, e isso pode até servir de inspiração para o exercício da função. Informações que seriam estritamente burocráticas, como as decisões do Conselho Superior, quando veiculadas na internet, acabam dando conta a respeito do andamento de processos".

Para os veículos de imprensa, parceiros do MP-AM na divulgação de informações de qualquer natureza, foi clara a mudança na veiculação de notícias sobre o Ministério Público no portal. "Melhorou bastante. Aumentou o número de notícias, e isso ajuda no nosso trabalho, principalmente no que diz respeito a transparência das ações do órgão. Os editores do caderno de Política, por exemplo, criaram o hábito de visitar o site todos os dias", disse a jornalista Paula Litaiff, do jornal Diário do Amazonas.  A  servidora Adriana de Menezes verifica a mesma coisa. "Houve uma melhora na cobertura jornalística das ações do Ministério Público como um todo", declara.

A editora do Portal ACrítica.com, Audrey Bezerra, também verifica mudanças, mas fala da necessidade de mais transparência. "Ainda não é o ideal. Seria importante mais dados sobre os gastos nas ações da instituição. Falo da transparência", disse. A jornalista Paula Litaiff, do Diário, também pede mais detalhes nas notícias veiculadas. "Precisaríamos de informações mais elaboradas, mais detalhadas, com mais apuração nos dados".

O número de visitações ao portal do Ministério Público está exposto em um módulo de visualização na parte inferior direita do site, e é atualizadao automaticamente. Para o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Cruz, a maior contribuição do portal para a sociedade é a prestação de serviços. "O nosso portal é ferramenta de utilidade pública. Sua modernização deve-se ao empenho de toda a equipe do MP-AM. Estão todos de parabéns".