Procurador-Geral de Justiça na inauguração do Museu Casa Eduardo Ribeiro
- Criado: Sexta, 26 Março 2010 14:39
- Publicado: Sexta, 26 Março 2010 14:39
Procurador-Geral de Justiça participa de solenidade de abertura do museu 'Casa Eduardo Ribeiro'
O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Otávio de Souza Gomes, participou na última quinta-feira (18), às 19h, da inauguração do museu "Casa Eduardo Ribeiro", na Rua José Clemente, 23 – Centro. Participaram da solenidade o Governador do Estado, Eduardo Braga, a primeira dama, Sandra Braga, o vice-governador, Omar Aziz, e o secretário de cultura, Robério Braga.
As portas do museu foram abertas pela senhora Flávia Menezes de Castro, neta do homenageado da noite. Após a morte do ex-governador, ela conservou o palacete e nele morou com sua família por muitos anos.
De acordo com Procurador-Geral, abertura do museu é uma forma de resgatar a história de Manaus. "É uma obra de resgate histórico de um momento fundamental para o estado do Amazonas, em especial pelo ressalto ao governo de Eduardo Ribeiro, que foi um dos maiores estadistas do nosso amazonas. Além da magnificente abertura da Academia de Medicina do Amazonas", ressaltou Dr.Otávio Gomes.
A Casa Museu Eduardo Ribeiro abriga em seu térreo à sede da Academia Amazonense de Medicina e a Memória da Medicina do Amazonas, realizando uma união de História e Modernidade, pois disponibiliza ao conhecimento público não só acervo de documentos importantíssimos, como as plantas originais do Teatro Amazonas, datadas de 1894 e assinadas pelo próprio Eduardo Ribeiro, como também 10 mil páginas na Internet para serem consultadas por professores, pesquisadores e alunos de Medicina.
O museu fica de portas abertas para o público no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e domingo, das 16h às 21h. A programação oferece visitas individuais e em grupo e atividades educativas e artísticas. Nas terças e quintas, artistas da Secretaria de Cultura, vestidos à moda Belle Époque, revivem os antigos sarais e recepcionam os visitantes com pequenas encenações de como era o dia a dia do ex-governador.
Julian Gabriel - AIDC