Ministério Público do Amazonas realiza programação pelo Dia Mundial da Saúde
- Criado: Segunda, 07 Abril 2025 14:09
- Publicado: Segunda, 07 Abril 2025 14:09
Série de palestras aborda sinistros de trânsito, saúde pública e saúde mental
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (07/04), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizará duas ações simultâneas na quarta (09/04), às 9h. As atividades ocorrerão no auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede da instituição, e na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada na zona norte de Manaus.
No MPAM, será promovida uma série de palestras com o tema “Os impactos dos sinistros de trânsito na saúde pública”, sob a coordenação da promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, titular da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP). O evento será dividido em quatro momentos, conduzidos por especialistas de diversas instituições, com o objetivo de ampliar o debate sobre as consequências dos acidentes de trânsito na saúde pública e apresentar estratégias de prevenção.
A primeira palestra, intitulada “Estatísticas e impactos dos sinistros de trânsito na saúde pública”, será ministrada por Leda Sobral, enfermeira e chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na sequência, o tema “Direção Defensiva” será abordado por Emanuel Pontes e Sandorlene Cruz, ambos instrutores do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
O terceiro momento contará com a participação dos peritos do Instituto de Criminalística (IC) Fábio Coutinho e Nayara Assis, que falarão sobre “Fatores de risco e causas dos sinistros de trânsito”. Por fim, “Estratégias de prevenção e redução de sinistros” será o tema tratado por Haniery Mendonça, especialista em trânsito, e Stanley Ventilari, diretor de operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
“As palestras têm como objetivo sensibilizar o público sobre os efeitos dos acidentes de trânsito na saúde pública, abordando consequências físicas, emocionais e econômicas, além de apresentar estratégias para a redução desse problema”, ressaltou a promotora Luissandra Chíxaro.
Educação e sensibilização nas escolas
Paralelamente, na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, será realizada a palestra “O peso do preconceito: bullying, deficiência e saúde mental”, ministrada pelo promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonseca, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid).
A ação busca conscientizar sobre a gravidade do bullying direcionado a pessoas com deficiência e os reflexos na saúde mental, promovendo uma reflexão para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
“O bullying já é um conceito conhecido nas escolas, mas pouco discutimos quando esse tipo de agressão ocorre em razão da deficiência do aluno. A inclusão do aluno com deficiência também passa por medidas para evitar bullying e para evitar episódios de ansiedade e depressão”, destacou o promotor.
Durante a programação na escola, a Ouvidoria-Geral do MPAM também estará presente, representada pela ouvidora-geral Sílvia Abdala Tuma, para divulgar os canais de atendimento da instituição e acolher eventuais denúncias e manifestações da comunidade escolar.
Abertura da Semana Nacional de Saúde do CNJ
Nesta segunda-feira (07/04), a promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, representando o MP, participou da abertura oficial da Semana Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade ocorreu na sala de reunião da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e foi conduzida pelo presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, e pela juíza Etelvina Lobo Braga, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública e coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas.
Texto: Sharline Freire
Foto: Freepik e Chico Batata/TJAM