Aniversário de Manaus é comemorado no MPAM com ação em defesa do animal símbolo da cidade

saium 157a0

Livros obtidas mediante acordo judicial serão distribuídos à população no intuito de incentivar a conscientização e preservação do Sauim-de-Coleira

O Ministério Público do Amazonas, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística e da18ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, vai distribuir à população 500 unidades do livro infantil “O Sauim isso e aquilo”. A medida integra o esforço do órgão ministerial na promoção da Defesa do Meio Ambiente e materializa o respeito à diversidade natural da cidade na passagem do seu 353º aniversário de Manaus.
Símbolo da cidade de Manaus (Decreto n. 8.101, de 04/10/2005), o primata Saguinus bicolor é espécie nativa do Brasil, encontrada somente na região metropolitana de Manaus. Em sua defesa, em 2018 foi criada a Área de Proteção Ambiental Sauim-de-Manaus (Decreto n. 4.094, de 06/11/2018), compreendendo 1.015 hectares, entre áreas de preservação permanente, áreas verdes e particulares que interligam o Corredor do Mindu e a Reserva Adolpho Ducke.
O acordo judicial garantiu a impressão de 5 mil exemplares do livro "O Sauim isso e aquilo", para distribuição gratuita em escolas da região do interflúvio Rio Preto da Eva / Urubu - Itacoatiara, área de extrema relevância para a conservação deste primata. Em Manaus, as 500 unidades do livro serão entregues à população em eventos promovidos pelo órgão ministerial amazonense.